Inicialmente, faz - se necessário destacar que essa problemática também está presente no Brasil, haja vista que se tornou comum testemunhar a dependência da cigarrilha em grandes mídias sociais, inclusive em telenovelas de horário nobre. Destarde, por conta da grande influência, normaliza-se o consumo e consequentemente o vício, levando cada vez mais indivíduos a prática, sendo eles, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 24 milhões de adolescentes entre 13 e 15 anos.
Ademais, outro entrave é o sistema capitalista, que ao priorizar os seus interesses agrava a questão do tabagismo no país, mesmo com a proibição de propagandas e o risco para o indivíduo. Tem- se como exemplo a crescente do fumo dentro do mercado, no século XIX, apesar das descobertas maléficas em 1953, o consumo não decaiu, provando o notável ganho capital.
Portanto é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para que a prática seja menos presente no corpo social, urge que por meio do Ministério da Educação e juntamente com o Ministério da Saúde, sejam feitas palestras em escolas, buscando conscientizar os jovens que a praxe do tabaco não trás benefícios. Somente assim será possível estabelecer a diminuição de doenças respiratórias e cancerígenas, e uma melhor qualidade de vida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.