Primeiramente, vale salientar que as pessoas não tem uma educação fundamental de qualidade, na qual, o Estado não tem o interesse em investir. Pode-se observar tal narrativa desde o governo de Getúlio Vargas de 1930, no qual foi promovido reformas educacionais no Brasil, porém enfatizou-se investimentos no nível secundário e superior que era frequentado apenas pela elite, promovendo assim a falta de uma educação básica de qualidade para as pessoas.
Ademais, cabe ressaltar que a escola não possuí uma didática interessante para o ser humano moderno. Bem como apontado pelo filósofo Zygmunt Bauman, com sua teoria da “Modernidade Líquida”, na qual diz que a escola por ser um modelo sólido e tradicional de educação que não muda a muitos anos, não está prepara para lidar com o ser humano moderno líquido que está sempre procurando inovações. Logo, cabe ser realizado uma reforma educacional para tornar a escola e tudo aquilo que a engloba, como a leitura, mais interessante ao indivíduo moderno.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Em princípio urge que o Ministério da Educação, tome a medida de alterar os métodos do ensino básico nas escolas, por meio de uma reforma educacional, tornando-se a didática das escolas mais interessantes, com aulas de alta ênfase na importância da leitura. A fim de que seja promovido o incentivo à leitura no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada