A princípio, cabe destacar que a digitalização econômica tem impactado negativamente o aumento dos roubos no Brasil, pois muitos indivíduos invadem contas digitais de outras pessoas e realizam as transferências em dinheiro de forma ilegal. Nessa perspectiva, de acordo como físico alemão Albert Einstein, o progresso tecnológico é como um machado nas mãos de um criminoso, o que deixa nítido, por consequência, que essa modernização precisa de uma maior segurança para evitar a atuação dos bandidos.
Ademais, vale salientar que essa economia digital também tem causado efeito na intensificação da exclusão social, visto que uma parte da população, principalmente idosa, não sabe manusear adequadamente o aparelho eletrônico para fins econômicos. Sobre esse aspecto, de acordo com o líder político sul-africano Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo, notando-se, assim, que é fundamental educar a população do Brasil para lidar melhor com essa nova realidade da digitalização na economia.
Portanto, diante dos impactos supramencionados, é essencial a criação de resoluções. Destarte, o Ministério da Educação (MEC) - responsável pela qualidade educativa dos brasileiros - em parceria com o Ministério da Economia, deve disponibilizar informações sobre como utilizar os aplicativos econômicos, por meio da criação de cursos gratuitos de capacitação digital, a fim de orientar os usuários na adaptação desse novo cenário e na realização de todos os procedimento de segurança para evitar futuras invasões nas contas. Dessa forma, será possível contribuir positivamente para usufruir do avanço tecnológico impulsionado pela terceira fase da Revolução Industrial.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.