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Por AninhA21
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A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do País prevê em seu artigo sexto, o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro e dever do Estado. Sendo assim, qualquer cidadão deficiente que não possua acessibilidade ao ensino, não está tendo a garantia de usufruir do seu direito. No que concerne, indivíduos surdos são em grande porcentagem pessoas que enfrentam a falta de inclusão na educação e consequentemente em outros meios sociais.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para o combate ao problema, principalmente no ambiente escolar, pois, mesmo que a língua de sinais seja considerada oficialmente a segunda língua do País, não há a alfabetização em libras nas escolas para as crianças e adolescentes, o que tardia a inclusão dos surdos para o acesso à educação, além disso, são nas instituições de ensino que as crianças aprendem a respeitar e incluir em seus meios de amizade as diferenças do próximo.
Ademais, com a pouca acessibilidade nas escolas e faculdades, por não possuírem estrutura adequada para os incluírem no ambiente, os surdos por muitas vezes acabam por não darem início a um curso superior, consequentemente sem qualificações para o mercado de trabalho, não são inclusos nas empresas. Entretanto, aqueles que conseguem se qualificar profissionalmente, ainda enfrentam o preconceito para conseguir um emprego, vistos como ineficientes para as organizações. Além dos meios sociais que frequentam e ciclos de amizades acabarem por serem restringidos e de poucos contatos, o que pode levar à muitas pessoas surdas desenvolverem problemas psicológicos pelo pouco desenvolvimento social com outras pessoas.
Portanto, para que os surdos possam ter mais acessibilidade educacional, profissional e social, é dever do Estado e municípios garantirem o direito à educação para essas pessoas, através do ensinamento da língua de sinais para todas as instituições de ensino do Brasil, que passarão a ter a possibilidade de inclusão dos surdos no ambiente. Além da inclusão no mercado de trabalho, através da obrigatoriedade das empresas para contratarem surdos sem discriminação dos mesmos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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