Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para o combate ao problema, principalmente no ambiente escolar, pois, mesmo que a língua de sinais seja considerada oficialmente a segunda língua do País, não há a alfabetização em libras nas escolas para as crianças e adolescentes, o que tardia a inclusão dos surdos para o acesso à educação, além disso, são nas instituições de ensino que as crianças aprendem a respeitar e incluir em seus meios de amizade as diferenças do próximo.
Ademais, com a pouca acessibilidade nas escolas e faculdades, por não possuírem estrutura adequada para os incluírem no ambiente, os surdos por muitas vezes acabam por não darem início a um curso superior, consequentemente sem qualificações para o mercado de trabalho, não são inclusos nas empresas. Entretanto, aqueles que conseguem se qualificar profissionalmente, ainda enfrentam o preconceito para conseguir um emprego, vistos como ineficientes para as organizações. Além dos meios sociais que frequentam e ciclos de amizades acabarem por serem restringidos e de poucos contatos, o que pode levar à muitas pessoas surdas desenvolverem problemas psicológicos pelo pouco desenvolvimento social com outras pessoas.
Portanto, para que os surdos possam ter mais acessibilidade educacional, profissional e social, é dever do Estado e municípios garantirem o direito à educação para essas pessoas, através do ensinamento da língua de sinais para todas as instituições de ensino do Brasil, que passarão a ter a possibilidade de inclusão dos surdos no ambiente. Além da inclusão no mercado de trabalho, através da obrigatoriedade das empresas para contratarem surdos sem discriminação dos mesmos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada