Avatar do usuário
Por Lyviaaaaa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#82259
O livro Extraordinário de R.J. Palacio apresenta a história de um menino com deformação facial que é educado pela mãe em casa por medo da inadequação ao ambiente escolar. Dessa forma, ultrapassado a ficção, cada vez mais jovens estão migrando para o modelo domiciliar no Brasil, reproduzindo certos problemas, como: o isolamento infantil e a desigualdade no padrão de ensino.
Em primeira análise, é necessário compreender que a escola não possui apenas o papel de transmitir o conhecimento, mas também a de introdução à vida social. Essa possibilidade vem associada à capacidade de construir uma sociedade plural. Segundo o professor Perez Gomez o processo de socialização na escola visa a formação para a intervenção na vida pública, pois quando a criança é excluída deste ambiente o processo sobre aprendizagem de diversidade, empatia e como lidar em comunidade será dificultado. Por isso, medidas devem ser tomadas em relação a essa prática.
Além disso, enfrenta-se a dificuldade de se ter uma educação de qualidade de forma igualitária ao estudar em casa. Nesse contexto, esta modalidade agravaria a desigualdade social no Brasil. De acordo com uma publicação da Universidade de São Paulo (USP), essa categoria nasce e se difunde entre um setor mais elitizado. Com a generalização dessa prática as populações menos letradas e com menos escolarização serão profundamente prejudicadas. Desse modo, o futuro dessas crianças estará sendo comprometido.
Portanto, torna-se imprescindível superar os problemas que inviabilizam a aplicação de ensino domiciliar no Brasil. Para isso, é papel do Ministério da Educação elaborar campanhas para mostrar as consequências desse estilo educacional. Essa medida deve ocorrer de modo a conscientizar os pais da importância do educandário para a formação profissional pessoal do indivíduo. Dessa maneira, aqueles que reivindicam esse modelo educativo, passariam a ver na escola uma alternativa para as suas insatisfações.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
289 Exibições
por roquegui
3 Respostas 
433 Exibições
por Wesley529
Educação Domiciliar no Brasil
por Anbsus    - In: Outros temas
0 Respostas 
53 Exibições
por Anbsus
Educação Domiciliar
por ninipinheiro    - In: Outros temas
1 Respostas 
90 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
5571 Exibições
por gabit55
0 Respostas 
1572 Exibições
por gabilac
4 Respostas 
428 Exibições
por 4nn4izabel
0 Respostas 
167 Exibições
por Xamu
2 Respostas 
145 Exibições
por PedroAlex
0 Respostas 
80 Exibições
por Carlooss83

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

De acordo com a pensadora brasileira Djamila Ribei[…]

São Tomás de Aquino, filósofo[…]

Meio ambiente

Hay juegos en plataformas como https://hmcasinose[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM