Em primeira análise, é necessário compreender que a escola não possui apenas o papel de transmitir o conhecimento, mas também a de introdução à vida social. Essa possibilidade vem associada à capacidade de construir uma sociedade plural. Segundo o professor Perez Gomez o processo de socialização na escola visa a formação para a intervenção na vida pública, pois quando a criança é excluída deste ambiente o processo sobre aprendizagem de diversidade, empatia e como lidar em comunidade será dificultado. Por isso, medidas devem ser tomadas em relação a essa prática.
Além disso, enfrenta-se a dificuldade de se ter uma educação de qualidade de forma igualitária ao estudar em casa. Nesse contexto, esta modalidade agravaria a desigualdade social no Brasil. De acordo com uma publicação da Universidade de São Paulo (USP), essa categoria nasce e se difunde entre um setor mais elitizado. Com a generalização dessa prática as populações menos letradas e com menos escolarização serão profundamente prejudicadas. Desse modo, o futuro dessas crianças estará sendo comprometido.
Portanto, torna-se imprescindível superar os problemas que inviabilizam a aplicação de ensino domiciliar no Brasil. Para isso, é papel do Ministério da Educação elaborar campanhas para mostrar as consequências desse estilo educacional. Essa medida deve ocorrer de modo a conscientizar os pais da importância do educandário para a formação profissional pessoal do indivíduo. Dessa maneira, aqueles que reivindicam esse modelo educativo, passariam a ver na escola uma alternativa para as suas insatisfações.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.