Em primeira análise, a banalização dos métodos contraceptivos é um fator decisivo quando se trata de gavidez precoce, ou da transmissão de ISTs. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revela que, apesar de 97% dos entrevistados, de até 24 anos, terem consciência de que a camisinha é a melhor forma de prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis, apenas 60% utilizam o método contraceptivo de forma casual. Logo, pode-se entender que a maioria da população jovem brasileira trata o uso desse método de forma medíocre, mesmo sabendo dos perigos que a falta dele traz.
Em segunda análise, a carência educacional em relação ao ensino de prevenção sexual contra ISTs e gravidez precoce, da Base Comum Curricular Brasileira (BNCC), aumenta a desinformação e a banalização dos métodos contraceptivos entre os adolescentes no Brasil. A psicóloga especializada em sexualidade humana pela USP, Bruna Zimmermann, afirma que o ideal é não omitir informações quando se trata de educação sexual, e que ela não está ligada a fatores como promiscuidade, mas sim à autonomia adolescente. Dessa forma, o déficit estudantil se torna um empecilho, uma vez que impede o desenvolvimento autônomo adolescente.
Em suma, pode-se afirmar que o aumento de casos de ISTs entre os jovens têm relação direta com a vulgarização dos métodos contraceptivos, e com a desinformação juvenil em relação ao assunto. Portanto, é essencial que uma nova disciplina voltada ao assunto seja criada e implementada pela BNCC e pelas instituições escolares, de forma gradual, em conjunto com pais, alunos e educadores, a fim de reduzir de forma, quase que integral, a problemática central. Assim, a inclusão de uma matéria relacionada ao assunto ampliaria a mente dos jovens para conhecerem seu corpo e suas limitações.
desculpa aí se ficou mt ruim, agradeço desde já kk
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada