Nessa perspectiva, em primeira análise, vale ressaltar que a internet é conhecida popularmente como um meio de liberdade de expressão e escolha, porém esses meios são influenciados pelos algoritmos presentes nela, recomendando ao usuário a consumir aquilo que mais lhe atrai, muitas vezes não sendo o melhor para ele. Logo, essa realidade exemplifica o "mito da caverna", teoria do filósofo grego Platão, que discerne sobre sobre o ser humano está preso a uma caverna de ideias, onde só enxerga uma única forma de mundo apresentada pelas sombras nas paredes. Dessa forma, pode-se relacionar os algoritmos como a "caverna", pois mostra somente um único direcionamento de conteúdo ao usuário.
Ademais, as pessoas que utilizam o meio virtual, pelo desconhecimento desses algoritmos, acabam ficando numa bolha sociocultural sem perceberem, pois aceitam a ideia gerada pelo senso comum de terem completo domínio de escolha, quando na verdade elas são controladas. Para Kant, "O homem nada mais é do que aquilo que a educação faz dele", sob essa ótica, é evidente a negligência educacional da sociedade no manuseio ao mundo virtual, resultando na problemática de manipulação comportamental dos usuários no meio virtual.
Portanto, medidas devem ser tomadas para mitigar esse problema. Urge que o Ministério da Comunicação, por meio das mídias sociais, crie campanhas de conscientização, utilizando celebridades e jornalistas, apresentando o problema para a sociedade visando conscientizar a população sobre os algoritmos que a internet utiliza. Somente assim, as pessoas sairão da "caverna" e usufruirão de uma verdadeira liberdade de escolha no meio virtual.
Quem puder corrigir @Jotaveh @mariamigon @walace @anaclaradll @ketlenthai @Mylike
Fico agradecido!
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.