Em primeira análise, é relevante destacar que a negligência do Estado é uma causa latente do revés. Sob essa ótica, o autor do livro "Leviatã" - o filósofo e escritor Tomas Hobbes- defende que o Estado possui a obrigação de fornecer meios que promovam o progresso de sua nação. Entretanto, no Brasil, há uma omissão acerca do desaparecimento de cidadãos, em que o Governo não desenvolve políticas que contenham tal agravante e com isso, favorecendo o regresso de investigações dos sumiços. Dessa forma, é preciso desenvolver medidas para solucionar essa problemática.
Ademais, a insuficiência de leis é outro fator que corrobora o cenário. Nesse viés, o desaparecimento de indivíduos, segundo o Ministério da Justiça, ultrapassa os 80 mil todos os anos. Diante do exposto, torna-se evidente que a falta de leis específicas que auxiliem na soluções dos casos, abre margem para que a cada ano, estes dados aumentem, contrapondo-se ao Artigo 6 da Constituição, o qual garante o direito à segurança para todo brasileiro. Assim, é preciso tornar a segurança um direito consolidado no território nacional.
Portanto, é necessário que a omissão estatal e a falta de leis sejam distantes da realidade verde-amarela. Para isso, o estado deve criar uma lei que investigue à fundo os casos de sumiço, juntamente com a procura imediata da pessoa, com o objetivo de localizá-la com segurança efetivar o progresso do país. Outrossim, o Estado deve divulgar na mídias, informações dos desaparecidos, para que este possa ser encontrado. Dessa maneira, em tal realidade brasileira, Joyce poderia finalmente encontrar o seu filho.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.