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Por Tinho
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#81955
Promulgada pela ONU em 1949, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todo cidadão o direito à igualdade, ao lazer e bem-estar social. No entanto, dentro do próprio estado brasileiro, vemos desigualdades sociais, principalmente nas grandes metrópoles do Brasil, como os catadores de recicláveis que ficam invisíveis aos olhos da sociedade impossibilitando que essa parcela desfrute desses direitos na prática. Thomas Moore, pensador e escritor britânico, em sua obra “Utopia” relata uma sociedade na qual todos desfrutam dos mesmos direitos igualmente. Embora, uma utopia seja por definição, inalcançável, é importante para que haja movimentações sociais em busca de mais acessos e inclusões. Nessa perspectiva, alguns desafios devem ser superados para que uma sociedade íntegra seja alcançada.

A educação é o fator essencial para o desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando as melhores posições no ranking da economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possua um sistema de educação eficiente. Contudo, a realidade é totalmente o oposto e os resultados desse contraste refletem diretamente na sociedade, principalmente no quesito econômico e nas desigualdades econômicas que acometem os catadores de recicláveis. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, publicou uma pesquisa chamada "Censo 2010", referente as situação socioeconômicas dos coletores de recicláveis, e teve como resultado por volta de 400 mil pessoas ocupadas como "Coletores de Lixo" e sua renda mensal era, aproximadamente, R$ 560. Diante do exposto, temos por fundamento que o Brasil é o chamado “Gigante em Convulsão”, tratado pelos sociólogos e antropólogos brasileiros, isto é, tem grande potencial de crescimento, porém, mal distribuído e governado.

Faz-se mister, ainda, salientar que os coletores de lixo não são vistos como cidadão e grande parte da sociedade, alienada, tem-no como invisível. De acordo com Zygmout Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações políticas, sociais e econômicas é característica da “sociedade líquida” vivida no século XXI. Nesse sentido, se houvessem mais oportunidades para os coletores, por parte das empresas autorizadas à registrá-los com uma profissão, certamente, o Brasil se livraria da “sociedade líquida” descrita por Bauman.

Infere-se, portanto, que ainda há entraves que visem melhores oportunidades e garantam políticas públicas eficientes. Sendo assim, o Ministério da Economia em parceria com Empresas de tecnologia por meio de investimentos deve garantir, o mais rápido possível, projetos com o objetivo de construir uma economia consolidada e eficiente para o Brasil, assim como são as regiões Sul, sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Dessa forma, o país poderá sair do tema sonhado como utopia e vivido como realidade e integridade na prática.


PESSOAL, ME DÊEM UMA FORÇA, DESDE JÁ AGRADEÇO ;)
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por anaclaradll
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#82046
Amigo, obrigada pela marcação. Vou tentar te ajudar, mas adianto que posso estar sujeita a erros.

Em primeiro lugar, parabéns pela redação! Você forneceu uma quantidade grande de repertório, referências inteligentes, muito boa tese e bom uso de conectivos. Fez uma conclusão impecável também. Minha análise: você poderia ficar com 180 na C1, se corrigido por dois corretores, por conta de alguns pequenos erros, provavelmente motivados por descuido - então é só ficar atento! Outro detalhe que notei, é que no segundo parágrafo de desenvolvimento, pode ter faltado um pouco de argumentação, mas grande parte dele está explicando sobre a teoria da liquidez do Bauman, uma referência ótima, mas que poderia ter sido tratada e argumentada com mais firmeza, entende? Como senti que o parágrafo ficou um pouco raso, descontei um pouquinho na C3.

Esse foi meu ponto de vista, espero ter te ajudado e torço para que você arrase no Enem! Se precisar, dá um grito. Parabéns mesmo pela construção do texto!

Lembre-se sempre: uma nota não te define. Força e siga em frente. Estamos juntos nessa!
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Por Tinho
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#82161
Obrigado pela correção, Ana. Tamo junto nessa!
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Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#84076
excelente redação!

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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