A educação é o fator essencial para o desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando as melhores posições no ranking da economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possua um sistema de educação eficiente. Contudo, a realidade é totalmente o oposto e os resultados desse contraste refletem diretamente na sociedade, principalmente no quesito econômico e nas desigualdades econômicas que acometem os catadores de recicláveis. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, publicou uma pesquisa chamada "Censo 2010", referente as situação socioeconômicas dos coletores de recicláveis, e teve como resultado por volta de 400 mil pessoas ocupadas como "Coletores de Lixo" e sua renda mensal era, aproximadamente, R$ 560. Diante do exposto, temos por fundamento que o Brasil é o chamado “Gigante em Convulsão”, tratado pelos sociólogos e antropólogos brasileiros, isto é, tem grande potencial de crescimento, porém, mal distribuído e governado.
Faz-se mister, ainda, salientar que os coletores de lixo não são vistos como cidadão e grande parte da sociedade, alienada, tem-no como invisível. De acordo com Zygmout Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações políticas, sociais e econômicas é característica da “sociedade líquida” vivida no século XXI. Nesse sentido, se houvessem mais oportunidades para os coletores, por parte das empresas autorizadas à registrá-los com uma profissão, certamente, o Brasil se livraria da “sociedade líquida” descrita por Bauman.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves que visem melhores oportunidades e garantam políticas públicas eficientes. Sendo assim, o Ministério da Economia em parceria com Empresas de tecnologia por meio de investimentos deve garantir, o mais rápido possível, projetos com o objetivo de construir uma economia consolidada e eficiente para o Brasil, assim como são as regiões Sul, sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Dessa forma, o país poderá sair do tema sonhado como utopia e vivido como realidade e integridade na prática.
PESSOAL, ME DÊEM UMA FORÇA, DESDE JÁ AGRADEÇO
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.