Nesse contexto, é fundamental abordar o efeito do preconceito no impasse, visto que o mesmo está inserido nessa problemática, ao analisar-se, por exemplo um caso ocorrido no ano de 2017 com o refugiado sírio Mohamed Ali de 33 anos, que foi agredido verbalmente em Copacabana, no Rio de Janeiro onde o mesmo trabalhava. O agressor diz “O nosso país tá sendo invadido por esses homens bombas, que matam crianças”, e depois prossegue dizendo "Essa terra aqui é nossa. Não vai tomar nosso lugar não", ou seja, ele relaciona o "terrorismo" a vítima do crime pelo simples fato dele ser um cidadão sírio.
Outrossim, é imperioso analisar a falta de uma educação social aos cidadãos como impulsionadora do problema. Nas escolas, dificilmente é tratado sobre casos de xenofobia com refugiados e, além disso, a maioria dos estudantes nem se quer sabem o que significa xenofobia. Sendo assim, vemos a lacuna deixada na vida dos cidadãos sobre um assunto extremamente importante e indispensável para sua formação, e é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Em suma, atenuar os desafios dos casos de xenofobia com refugiados no Brasil é fundamental. Sendo assim, cabe ao Estado, no papel de garantidor de direitos fundamentais, juntamente a escola, responsável pelo desenvolvimento crítico e intelectual dos indivíduos, por meio de investimentos, inserirem nas aulas mais assuntos como a xenofobia e o preconceito, que são importantíssimos para a educação social de todos os cidadãos e para sua formação como um indivíduo racional. Dessa maneira, espera-se que o problema deixe de ser uma realidade no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.