A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Modernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste e refletido nas doenças mentais. Segundo a OMS, o suicídio é a terceira causa de morte de jovens brasileiros que têm de 15 a 29 anos. São pessoas que passam a conviver com estereótipos e estigmas que atingem não só a si, como também a família, os amigos e as instituições psiquiátricas. Diante do exposto, fica claro a lenta mudança desse quadro.
Faz-se 'mister', ainda, salientar a 'internet' como dos impulsionadores do Problema. De acordo com Hannah Aredent em "A banalidade do Mal" refletida sobre o processo de massificação de sociedade, o qual firmou indivíduos incapazes de realizar julgamentos morais, tornando-se alienados e aceitando situações sem questionar. Essa perspectiva analisada pela pensadora, simboliza o comportamento da sociedade diante do estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, já que é justamente a habitualidade frente a questão que a agrava no corpo. Diante de tal contexto, nota-se a carência de investimentos do governo com esse cenário.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que, MEDIDAS ESTRATÉGICAS SÃO NECESSÁRIAS PARA ALTERAR ESSE CENÁRIO. PARA QUE ISSO OCORRA, O MEC EM CONJUNTO COMO MINISTÉRIO DA CULTURA DEVEM DESENVOLVER PALESTRAS EM ESCOLAS, PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, através DE ENTREVISTAS COM VÍTIMA DO PROBLEMA, através das redes sociais DOS MINISTÉRIOS, COM O OBJETIVO DE TRAZER MAIS LUCIDEZ SOBRE O estigma associado às doenças mentais E ATINGIR UM PÚBLICO MAIOR. POR FIM, É PRECISO QUE A COMUNIDADE BRASILEIRA OLHE DE FORMA Otimista PARA DIFERENÇA, POIS, COMO CONSTATOU HANNAH AREDENT "A PLURALIDADE É A LEI DA TERRA".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.