De acordo com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados no Brasil, mais de 1,5 milhão de vagas de empregos com carteira assinada foram cortadas somente entre abril e maio de 2020. Durante a pandemia, visando mitigar esses impactos econômicos, foi lançado pelo Governo Federal o Programa Auxílio Emergencial, dando um benefício aos cidadãos de até R$600,00. Entretanto, com a crise inflacionária, o preço de produtos como arroz cresceu 70%; de feijão e batata, 50%. Considerando que as famílias ainda contam com o custo das contas de água e luz e, muitas vezes, aluguel, a alimentação realmente ficou em segundo plano.
A incerteza do combate à fome no Brasil num cenário pós-pandemia se dá pois, mesmo antes do Corona Vírus, a fome já era uma questão no país. Segundo a Organização das Nações Unidas, uma das cinco formas de se combater a fome no mundo seria se atentando ao problema gerado pelo desperdício de alimentos. No Brasil, 90% dos itens desperdiçados são perdidos no transporte, no armazenamento ou já no consumidor final; ou seja, são situações evitáveis.
Diante disso, é certo que o Governo Federal realize a taxação da exportação de alimentos, o que beneficiaria a agricultura familiar, possibilitando o plantio de subsistência à população que mais sofre com a fome (a rural) e gerando excedente, que pode ser comercializado. Ademais, a valorização da agricultura familiar viabiliza a baixa de preços nos alimentos consumidos no país. Outrossim, é importante que o Governo Federal em parceria com veículos de comunicação, em especial a TV aberta, realize transmissões que conscientizem a população a respeito do desperdício de alimentos em casa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.