Por matheus67
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#81994
Na obra utopia, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o acesso às tecnologias digitais no Brasil apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto do descaso governamental, quanto da desigualdade de renda, desse modo torna-se crucial a discussão desses aspectos a fim do pleno funcionamento da sociedade.
primeiramente, é fundamental pontuar que os desafios de acesso a tecnologia derivam da Baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido a falta de atuação das autoridades, o Brasil Fica à mercê de uma infraestrutura defasada e desigual, que leva acesso a internet e consequentemente à informação aos bairros nobres e exclui a população de localidades mais carentes, tornando assim o Brasil um país intelectualmente desigual. Desse modo é fundamental a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar a desigualdade de renda como barreira ao acesso às tecnologias digitais. Partindo desse pressuposto, em uma sociedade economicamente desigual, o acesso às tecnologias digitais se torna quase que restrito as classes mais ricas da sociedade, que podem obter facilmente qualquer produto ou serviço online. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a desigualdade de renda contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Portanto, com o intuito de eliminar a desigualdade de acesso às tecnologias digitais no Brasil, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Infraestrutura em parceria com a cenpec, será revertido em programas de inclusão digital, fornecendo internet grátis nas escolas e em locais públicos, a fim de que os desafios de acesso às tecnologias digitais sejam dizimados da sociedade brasileira. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo do problema, e a coletividade alcançará a utopia de More.

Eai galera, to utilizando um modelo pronto de redação agradeço se puderem pontuar :roll:
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por mariamigon
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#82073
matheus67 escreveu:Na obra "Utopia"utopia, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o acesso às tecnologias digitais no Brasil apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto do descaso governamental, quanto da desigualdade de renda, desse modo torna-se crucial a discussão desses aspectos a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Primeiramente, é fundamental pontuar que os desafios de acesso a tecnologia derivam da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido a falta de atuação das autoridades, o Brasil fica à mercê de uma infraestrutura defasada e desigual, que leva acesso aà internet e consequentemente, informação aos bairros nobres portanto,exclui a população de localidades mais carentes, tornando assim o Brasil um país intelectualmente desigual. Desse modo é fundamental a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar a desigualdade de renda como barreira ao acesso às tecnologias digitais. Partindo desse pressuposto, em uma sociedade economicamente desigual, o acesso às tecnologias digitais se torna quase que restrito as classes mais ricas da sociedade, que podem obter facilmente qualquer produto ou serviço online. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a desigualdade de renda contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Portanto, com o intuito de eliminar a desigualdade de acesso às tecnologias digitais no Brasil, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Infraestrutura em parceria com a cenpec, será revertido em programas de inclusão digital, fornecendo internet grátis nas escolas e em locais públicos, a fim de que os desafios de acesso às tecnologias digitais sejam dizimados da sociedade brasileira.
falta detalhamento e meio na conclusão
Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo do problema, e a coletividade alcançará a utopia de More.



oii Matheus
bom, já que vc está utilizando um modelo pronto, eu te pergunto: vc decorou todo esse texto pra copiar NO Enem? Se sim, ok (impressionante)kkkkk, espero que encaixe em todos os temas
se não, vc já tentou olhar as estruturas prontas e decorar a estrutura? adaptar aos temas?
exemplo: intro: repertório, ligação com o tema, tese
d1: retomada, informação, ligação, consequências, fechamento
aí os repertórios do modelo pronto vc decora apenas a obra (Utopia), e a citação de Hobbes

digo isso pq já usei modelo pronto tbm e assim tive um rendimento melhor
mas enfim, o modelo está com alguns erros mas está ok... bom Enem!!
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Por matheus67
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#82101
@mariamigon, olá Maria, obrigado por pontuar agradeço de verdade 🙏🏿, e sim vou usar o modelo de redação pronto pela segunda vez, no enem de 2020 tirei 900, to dando uma treinada nessa reta final pra ver se consigo o mesmo desempenho do ano passado.
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