Em primeira análise, o próprio estatuto da criança e do adolescente define as crianças e os adolescentes como vulneráveis, ou seja, reconhecem ser mais fácil deles serem lesado. Isso ocorre por vários fatores e um deles é a fácil manipulação psicológica sobre esse grupo. Por essa condição, esses indivíduos são mais facilmente de serem raptados para fins como prostituição, venda ilegal de órgãos e prostituição. Nos Estados Unidos sem tem o "alerta Amber", que notifica toda a população por meio das mídias comunicativas caso uma criança tenha sido raptada. No Brasil, mesmo o Governo e o Ministério reconhecendo as crianças e os adolescentes como vulneráveis, os mesmos não proporcionam um programa de proteção eficaz a esse público. É indubitável que a negligência governamental faça com que esse problema permaneça por muitos anos no Brasil.
Além disso, o Paraná é o único estado do Brasil que possui uma delegacia especializada em desaparecimento de crianças, o SICRIDE (secretaria especializada no desaparecimento de crianças). Dessa forma, a falta de delegacias especializadas no desaparecimento de crianças e adolescentes em outros estados do país, retardam, ainda mais, a possibilidade de encontrar os menores desaparecidos.
Deprende-se, portanto, a necessidade de se combater esse obstáculo através de ações da população junto dos grandes veículos de massa, para alertar crianças e adolescentes a não acreditarem em propostas atraentes de desconhecidos, assim como o Governo criar polos em todo o Brasil de delegacias especializadas em desaparecimento, como, por exemplo, o SICRIDE, para tentar combater esse problema no Brasil. Dessa forma, será possível garantir a segurança a todos, como está previsto na Constituição Federal de 1998, em seu artigo (6°).
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada