Primordialmente, é de suma importância pontuar que a indiligência do Estado é um tópico que impede a diminuição no número de desaparecimentos no Brasil. Segundo, a filósofa brasileira, Djamila Ribeiro, é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas, uma vez que a omissão estatal, se faz presente na conduta de assuntos que pautam o desaparecimento de pessoas em questão na sociedade brasileira. Logo, em resumo é perceptível a baixa atuação das autoridades, tendo em vista a falta de interesse e demora nas buscas pelos desaparecidos, mantendo assim essa problemática no cenário brasileiro.
Eventualmente, é factual caracterizar que a carência de defensores públicos nas ruas é um dos tópicos que contribuem para a questão do sumiço de civis. Conforme a Constituição de 1988, prevê em seu Artigo 6°, o direito a segurança como inerente a todo cidadão. Por certo, tal artigo não se reflete completamente na prática, visto que a erradicação desse problema é algo burocrático e complicado de ser resolvido. Diante de tal exposto, destaca-se também como problema a falta de rondas e câmeras de segurança nas ruas, dificultando desse modo a busca pelos mesmos, contribuindo dessa forma para a persistência da temática caótica.
Portanto, é visível que medida sejam tomadas para amenizar o quadro atual. Assim para que haja uma diminuição nos casos de desaparecimentos de civis, urge que Ministério da Justiça e Segurança pública crie, por meio de verbas governamentais, delegacias especializadas na busca por pessoas desaparecidas, além de investimento em câmeras de segurança, tendo como finalidade agilizar o processo de procura por esses cidadãos, proporcionando assim uma diminuição em tais casos. Ademais, ainda dentro desse mesmo paronarama, cabe ao Estado, por meio de redes socias, criar campanhas que visem debater a temática e catalogar fotos de desaparecidos, proporcionando assim visibilidade ao assunto e auxilio populacional, tencionando a resolução de forma rápida e pertinente dos casos. Dessarte, fica claro que além de tais medidas, o diálogo entre familiares deve-se fazer presente, evitando assim que histórias como a de Enola, se tornem comum no contexto brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.