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Por Heraldo
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O jornalista Gilberto Dimenstein, ao produzir a obra "O cidadão de papel", afirmou que a consolidação de uma sociedade democrática exige a garantia dos direitos fundamentais de um povo. No entanto, ao observar a realidade brasileira e o estigma associado as doenças mentais no país, constata-se que a tese do escritor não tem sido pragmaticamente assegurada, haja vista as consequências negativas trazidas por tal prática na vida das pessoas mentalmente transtornadas. Com efeito, é imprescindível enunciar o aspecto sociocultural e a insuficiência legislativa como pilares fundamentais da chaga.
É importante considerar, antes de tudo, o fator grupal. Conforme Jurgen Habermas, a razão comunicativa - ou seja o diálogo- constitui etapa fundamental do desenvolvimento social. Nesse ínterim, a falta de estimulo ao debate a respeito doenças mentais no país, todavia, coíbe o poder transfomador da deliberação e, consequentemente, ocasiona a formação de brasileiros sem o devido conhecimento sobre o assunto, os quais acabam optando pelo censo comum. Destarte, discorrer criticamente essa problemática é o primeiro passo para a legitimação do progresso sociocultural habermaseano.
Além disso, merece destaque o quesito constitucional. Segundo Jean-Jacques Rousseau, os cidadãos cedem parte da liberdade adquirida na circustância natural para que o Estado garanta direitos intransigentes. O Brasil hordieno, entranto, contrasta a concepção do pensador na medida em que a falta de ações governamentais que visem mitigar o estigma associado as doenças da mente, contribui para a manutenção de um ambiente propício ao preconceito. Dessa forma, com o fito de dirimirir o revés, ações precisam ser executadas pelas autoridades competentes.
Entende-se, portanto, a temática como sendo um obstáculo intrínseco de raizes culturais e legislativas. Logo, o Governo Federal - órgão responsável pelas políticas públicas do país - por intermédio de programas televisivos, deve discutir o assunto com psiquiatras e psicólogos, com o objetivo de mostrar as principais consequências do problema. Essa medida ocorrerá por meio da elaboração de um projeto estatal, em parceria com o Ministério das Comunicações, para que sejam expandidas as visões críticas e as orientações adequadas a respeito do impasse. Em adição, o Congresso Nacional irá formular artigos jurídicos para intensificar a punição aqueles que violarem as leis contra a tese em questão. Desse modo, com a razão comunicativa de Habermas e a justiça de Rousseau, a sociedade brasileira deixará de ser uma comunidade de papel, como enfatizou Dimenstein.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por gabrielgd33
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#82000
Oi, tudo bem? Redação me deixou boquiaberto com tamanha qualidade, meus parabéns colega :D :D :D :D :D .
Sensacional, te garanto.
Observe apenas a nota final que atribuí,960, para ser sincero, possivelmente no Enem atingiria 980.
Vi pouquíssimas inadequações gramaticais, no entanto, vi um erro ortográfico e uma separação de sujeito e predicado (sem ser virgulados em caso de adjuntos ....).
No D1, notei um período longo, que não considerei muito agradável, e na conclusão, tente evitar o " uso do irá" nas AÇÕES do agente, acredito não ser problema nos Detalhamentos e Objetivos.
Colegas estudantes, também marcados, gostaria que também ponderassem nessa excelente argumentação
Ademais, viu no app que temos um grupo de whatsapp??
Se puder, faça parte também :D
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Por Heraldo
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#82033
gabrielgd33 escreveu:Oi, tudo bem? Redação me deixou boquiaberto com tamanha qualidade, meus parabéns colega :D :D :D :D :D .
Sensacional, te garanto.
Observe apenas a nota final que atribuí,960, para ser sincero, possivelmente no Enem atingiria 980.
Vi pouquíssimas inadequações gramaticais, no entanto, vi um erro ortográfico e uma separação de sujeito e predicado (sem ser virgulados em caso de adjuntos ....).
No D1, notei um período longo, que não considerei muito agradável, e na conclusão, tente evitar o " uso do irá" nas AÇÕES do agente, acredito não ser problema nos Detalhamentos e Objetivos.
Colegas estudantes, também marcados, gostaria que também ponderassem nessa excelente argumentação
Ademais, viu no app que temos um grupo de whatsapp??
Se puder, faça parte também :D
Muito obrigado, Gabriel. Espero poder ajudar também, caso seja necessário. :D :D
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