Avatar do usuário
Por zachress
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#82021
Na série estadunidense "Game of Thrones", é retratada a história de um garoto paralítico que queria aprender a andar de cavalo, mas encontrava dificuldades por causa de sua deficiência física, até que certo dia o estrangeiro Tyrion, entrega um suporte de cela ao garoto, que o ajudaria no aprendizado da montaria. De forma análoga, percebe-se que os deficientes auditivos encontram dificuldades para a sua formação educacional no Brasil, resultantes da negligência governamental e a falta de profissionais da educação capazes de ajuda-los.
Nessa perspectiva, em primeira análise, vale ressaltar a incapacidade do Estado nas funções legislativas e executivas, evidente na escassez de leis que introduzem e auxiliem os surdos nas escolas, além da dificuldade de concretizar na prática as poucas leis já existentes para essa finalidade, redigidas na Constituição Federal Brasileira. Exemplificando assim a teoria das "Instituições Zumbis", dita pelo sociólogo Zygmunt Bauman, que descreve a incapacidade das instituições sociais de cumprirem com as suas respectivas funções. Dessa forma, os surdos enfrentam dificuldades em encontrar escolas que cumpram com a sua função de ensino educacional aos cidadãos.
Ademais, a ausência de profissionais da educação que possuem conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), é um fator que cria barreiras educacionais aos estudantes surdos, pois tem como consequência a falta de comunicação entre aluno e professor, propiciando grandes lacunas de ensino para o aluno. O filósofo grego Sócrates, dizia que os questionamentos, presentes no método dialético, eram fundamentais para uma perfeita transmissão de conhecimento, seguindo esse raciocínio, fica evidente que a falta desse método entre aluno e professor propicia uma formação educacional difícil para os surdos.
Portanto, medidas devem ser tomadas para mitigar esse problema. Urge que o Governo Federal e as suas instituições, por meio da verba governamental, crie leis e as fiscalizem, visando ao auxílio educacional e introdução de surdos nas escolas, exigindo contratações de profissionais da educação com conhecimento na Língua Brasileira de Sinais, acompanhando estudantes que possuem deficiência auditiva nas aulas, servindo como um meio de comunicação entre aluno e professor. Somente assim, oferecendo o devido suporte para o aprendizado, como fez Tyrion, que se quebrará as barreiras da formação educacional de surdos no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
51 Exibições
por laif
0 Respostas 
100 Exibições
por Maiazinha2
0 Respostas 
75 Exibições
por sarabarroso
0 Respostas 
83 Exibições
por Erickbx
0 Respostas 
86 Exibições
por ellyysz
0 Respostas 
52 Exibições
por Beatriz5
2 Respostas 
189 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
82 Exibições
por Lyapr
7 Respostas 
204 Exibições
por MrMago
0 Respostas 
34 Exibições
por Th4isxz

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

De acordo com a pensadora brasileira Djamila Ribei[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM