Destarte tal exposição, entende-se que a falta de investimentos governamentais é um dos principais obstáculos para formação educacional dos surdos. Segundo o patrono da educação brasileira Paulo Freire, em sua obra 'Educação da autonomia', além de ensinar as ciências técnico-científicas, as escolas devem promover mudanças no quadro social. Porém, não é o que se observa no atual cenário brasileiro, uma vez que esses alunos tem que recorrer a escolas especializadas, sendo que a maioria é de classe média-baixa. Dessa forma, tem-se a evasão escolar como principal consquência para a falta de investimentos públicos na formação educacional dos surdos.
Além disso, o preconceito da população impede que os alunos surdos sintam-se seguros no ambiente escolar. Pode-se citar portanto os estigmas do período da Idade média, patrona de tais discriminações, em que as pessoas com deficiência foram demonizadas pela desinformação da época. Voltando a atualidade, sob influencia de marcas históricas, o capacitismo e a relutância acerca da linguagem de sinais, demonstram as causas para a violência física e moral contra as pessoas surdas, outro desafio para sua formação educacional.
Portanto, visando combater o problema, principalmente o desinteresse governamental com a população, o ministério da educação deve implementar a linguagem de libras no currículo da educação básica, por meio de atividades interativas entre os alunos. Dessa forma, espera-se diminuir o preconceito e proporcionar um ambiente seguro para as pessoas surdas, uma vez que com a comunicação, há o entendimento sobre as dificuldades do outro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada