Segundo Jürgen Habermas, exímio filósofo alemão, o diálogo é uma poderosa ferramenta de ação. Entretanto, ao observar a problemática acerca da violência presente nas escolas, nota-se que vai de encontro ao que defendia o teórico. Tendo isto em vista, a ausência da comunicação na mídia corrobora com o silenciamento desta grave questão, uma vez que a imprensa é responsável por divulgar informações para a população. Assim, trazer à pauta este tema e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.
Ademais, a normalização dessa prática no corpo social fortalece a não resolução do problema. De acordo com Georg Simmel, notório sociólogo contemporâneo, a indiferença frente questões sociais age como uma recusa dos mesmos. Paralelamente, ao analisar as infelizes piadas, brincadeiras e apelidos deletérios aceitos pelo tecido civil, evidencia-se a apatia conceituada por Simmel como “Atitude Blasé”. A primeira vista, embora tais ações possam parecer inofensivas, podem se tornar ferramentas de coerção psicológica. Portanto, cabe ao corpo social agir a fim de minimizar este grave impasse.
Convém, então, que, de modo urgente, medidas sejam tomadas. Como solução, é mister que a mídia – enquanto principal meio de informação –, mediante as redes sociais, crie campanhas publicitárias sobre os horrores que o bullying pode causar em suas vítimas, utilizando de relatos reais, com o intuito de conscientizar a população, sobretudo o corpo discente e docente, que seriam os principais alvos da diligência. Dessa forma, é esperado que, com esta ação, hajam menos alunos que experienciem situações similares à de Tyler.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada