Segundo o Banco Mundial, apenas 3,64% da população economiza pensando no futuro. Esse dando simboliza a incapacidade social para reverter a falta de conhecimento sobre finanças, já que essa problemática se completa pela falta de informação da população acerca da situação.
A falta de educação financeira vem acarretando problemas como taxa de juros, inflação, impostos atrasados, entre outros. A escassez do ensino financeiro nas escolas, potencializa o problema.
De acordo com Francis Bacon: " O conhecimento é, em si mesmo, um poder", entretanto sua ausência é a falta do mesmo. A educação financeira reflete os valores defendidos pelo filósofo inglês, uma vez que a falta de conhecimento sobre o assunto é o mesmo que a falta de poder em administrar os próprios recursos financeiros.
Portanto, medidas são necessárias para a resolução do problema. Cabe ao Governo Federal, figura máxima do poder, na representação de Ministério da Educação revindicar o básico da economia nas escolas; por meio de recursos governamentais, com a intenção de fugir o endividamento, por exemplo. Da mesma forma, a sociedade civil, em parceria com mídias, órgãos responsáveis pela comunicação, deve realizar conferências on-line e bate-papos para suprir a ausência da educação financeira. Sendo assim, a sociedade conseguirá alcançar a ideia de Pitágoras:" Eduquem as crianças e não será preciso castigar os homens".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada