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Por Layane
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    De acordo com a Constituição de 1988 é direito de todo cidadão o acesso à cultura e lazer. Porém, observa-se que, na atual conjuntura brasileira, milhares de pessoas não tem acesso ao cinema, elemento importante na cultura e lazer, indo contra um dos objetivos da Carta Magna. Por isso, faz-se necessário analisar as causas desses revés, como o elitismo e a desigualdade social.
    A princípio, é imperioso notar que o discurso classista potencializa o inacesso ao cinema. De acordo com o filósofo Pierre Lévy, "Toda tecnologia cria seus excluídos". Sob essa ótica, o elitismo estimula a exclusão de pessoas de baixa renda no acesso ao cinema, visto o alto preço dos ingressos e do difícil acesso aos locais onde o cinema se encontra às populações periféricas. Logo, para a mudança dessa realidade, é importante refutar essa mentalidade elitista.
    Outrossim, é preciso apontar o contraste social como contribuinte para a manutenção do inacesso ao cinema. Posto isso, de acordo com o Índice de Gini, o Brasil está entre as dez nações mais desiguais do mundo. Diante de tal exposto, observa-se que, para muitas pessoas em situação de vulnerabilidade, o cinema é um lazer de luxo. Dessa forma, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
    Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Dessarte, a fim de que o acesso ao cinema seja democratizado, é preciso que o Ministério da Cidadania, por meio de verbas, construa cinemas "comunitários", onde o ingresso seja gratuito ou com um preço mais acessível, localizados preferencialmente em comunidades carentes. Espera-se assim, que mais pessoas tenham acesso à cultura e lazer, por meio do cinema, como visa a Constituição de 1988.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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