A princípio, é imperioso notar que o discurso classista potencializa o inacesso ao cinema. De acordo com o filósofo Pierre Lévy, "Toda tecnologia cria seus excluídos". Sob essa ótica, o elitismo estimula a exclusão de pessoas de baixa renda no acesso ao cinema, visto o alto preço dos ingressos e do difícil acesso aos locais onde o cinema se encontra às populações periféricas. Logo, para a mudança dessa realidade, é importante refutar essa mentalidade elitista.
Outrossim, é preciso apontar o contraste social como contribuinte para a manutenção do inacesso ao cinema. Posto isso, de acordo com o Índice de Gini, o Brasil está entre as dez nações mais desiguais do mundo. Diante de tal exposto, observa-se que, para muitas pessoas em situação de vulnerabilidade, o cinema é um lazer de luxo. Dessa forma, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Dessarte, a fim de que o acesso ao cinema seja democratizado, é preciso que o Ministério da Cidadania, por meio de verbas, construa cinemas "comunitários", onde o ingresso seja gratuito ou com um preço mais acessível, localizados preferencialmente em comunidades carentes. Espera-se assim, que mais pessoas tenham acesso à cultura e lazer, por meio do cinema, como visa a Constituição de 1988.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.