Primeiramente, é muito difícil alguém perceber que está sendo observado, mesmo quem resolve privar sua conta, afinal, são milhares de seguidores e postagens, o que se torna perigoso tanto a saúde física quanto psicológica de quem posta, até mesmo crianças inocentes que desde cedo já são inseridas no meio virtual e podem ser facilmente coagidas ou alvos fáceis. Na série americana "You" é retratado a perseguição do personagem principal Joe, um gerente de livrarias, com a escritora Beck e utiliza a internet para controlar e acompanhar sua vida.
Apesar de parecer algo fora da realidade, diariamente pessoas próximas acabam passando pelo mesmo, em sua maioria, mulheres que são atormentadas pelos companheiros ou ex-companheiros, sem contar da facilidade de decorar a rotina das pessoas. A perturbação social e digital vem sofrendo grande aumento, portanto, uma nova lei foi sancionada em abril de 2021 (Lei 14.132, de 2021) que prevê pena de reclusão de 6 meses a 2 anos e multa para esse tipo de conduta.
Com isso, para buscar amenizar a problemática, cabe aos familiares, a exemplo de pais e responsáveis, o monitoramento das redes sociais de crianças menores de idade, especialmente quando a amizades virtuais. Bem como cabe ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações identificar atividades suspeitas e cumprir com a lei anteriormente citada. Assim como disse Albert Einstein, "O espírito humano precisa prevalecer sobre a tecnologia", ou seja, uma vida vale mais do que isso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.