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Por Catarinae
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A obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, retrata uma sociedade perfeita, padronizada pela ausência de conflitos. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que os desafios impostos pela pandemia à educação brasileira apresenta obstáculos que dificultam a efetivação dos planos de More. Nesse prisma, atuam agravando o quadro central não só a desigualdade social, como também a falibilidade da educação.
Em precipício, observa-se que a disparidade coletiva é um fator crucial para a existência do entrave na sociedade. Segundo Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar do cidadão, contudo, isso não acontece no território tupiniquim, visto que as famílias de baixa renda não possuem fácil acesso à rede de internet. Assim, milhares de estudantes são privados de acompanhar as aulas remotas, aumentando a desigualdade entre alunos de classe média e os menos favorecidos.
Ademais, é evidente que a falha educacional contribui para a consolidação da problemática abordada. Sob esse viés, percebe-se que professores da rede básica de ensino não estão habituados a utilizar ferramentas digitais como forma de ensinamento, causando a não realização das aulas após as escolas serem fechadas. Desse modo, é essencial a desconstrução do cenário em questão.
Portanto, medidas são necessárias para conter os desafios impostos pela pandemia à educação. Com isso, cabe ao governo federal - órgão responsável pelo bem-estar e lazer da população -, por intermédio do Ministério da educação (MEC) disponibilizar material didático necessário para a comunidade mais carente, a fim de facilitar a aprendizagem à distância. Somente assim, a nação verde amarela poderá chegar mais perto de alcançar a "Utopia" de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 93

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 113

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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