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Por RitaSM
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A Constituição da República Federativa do Brasil -promulgada em 1988- afirma que todos somos iguais perante a lei. Entretanto, a falta de acesso ao cinema no nosso país, impede que a maior parte da população usufrua deste direito constitucional. Com isso, emerge um problema sério devido à insuficiência legislativa e o silenciamento.
Dessa forma, em primeira análise, a insuficiência legislativa é um desafio presente no problema. Para o filósofo Aristóteles, a política tem como função preservar a igualdade entre as pessoas de uma sociedade. Infelizmente, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto a limitação do acesso ao cinema no Brasil, visto que o governo não está tomando atitudes para mudar a situação.
Além disso, o silenciamento aumenta a gravidade do problema. Malala Yousafzai explica que só percebemos a importância de nossa voz quando somos silenciados. Existe um silenciamento no acesso ao cinema, uma vez que, ainda existe um porcentagem enorme de brasileiros que nunca tiveram oportunidade e nem condições para frequentar um espaço cinematográfico. Por isso, é importante mostrar a situação para revertê-la, como diz a ativista.
Portanto, é preciso atuar sobre esse problema. Para isso, cabe ao poder público instalar cinemas gratuitos, a fim de reverter a insuficiência legislativa que impera. Tal ação deve contar com pesquisas públicas para entender e priorizar as necessidades da população. Dessa forma, será possível tornar os preceitos da Constituição Federal uma realidade mais próxima.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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