Avatar do usuário
Por zachress
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#81844
No filme "O quarto de Jack", estrelado por Brie Larson, é retratado a história de uma mulher que sofre de abusos sexuais e agressões físicas de um homem, sendo confinada a um quarto com o seu filho, com isso impossibilitada de pedir ajuda. Fora da ficção, o filme é um reflexo da persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira, pela falta de execução das leis governamentais que possuem a finalidade de rotegê-la, e, a cultura patriarcal estruturada no âmbito social brasileiro.
Nessa perspectiva, em primeira análise, vale ressaltar a negligência estatal no cumprimento das leis de combate a violência contra a mulher, redigidas na Constituição Federal de 1988. Exemplificando a teoria das "Instituições Zumbis", dita pelo sociólogo Zygmunt Bauman, ao qual fala sobre a ineficácia dos órgãos públicos de cumprirem com os seus respectivos objetivos. Com isso, as mulheres brasileiras sofrem diariamente agressões físicas sem o devido auxílio de segurança do Estado, contrariando a Constituição.
Ademais, a cultura patriarcal da sociedade corrobora para a continuação dessa violência, pois enxerga a mulher como sendo inferior ao homem. Essa ideologia vem desde a Idade Antiga, quando em Atenas, por exemplo, um requisito para participar da política era que a pessoa fosse do gênero masculino. Esse ideal de superioridade de gênero foi mantido e enraizado socialmente até os dias atuais, persistindo os abusos psicológicos, sexuais e físicos contra a mulher.
Portanto, medidas devem ser tomadas para mitigar o problema. Urge que, o Governo Federal e suas instituições por meio da verba governamental, melhore a fiscalização das leis protecionistas às mulheres, criar campanhas de conscientização nas mídias sociais, utilizando celebridades e jornalistas, apresentando o respectivo problema enfrentado e citando dados estatísticos para conscientizar a população brasileira. Somente assim, será possível com que os problemas retratados no "O quarto de Jack" não ultrapasse o meio cinematográfico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por gabrielgd33
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#81855
Redação sensacional!
Alguns desvios leves e simples correção, se pudesse, faria o desconto de apenas 20 pontos a cada competência.
Revise o uso das vírgula e o uso de mais conectivos após pontos finais. Assim, na minha opinião, dará maior fluidez na leitura, ou seja, facilitar a coerência e coesão.
Claramente redação digna de ≥960
Meus parabéns!!! Continue assim 😄
0
Por XxDamastco
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#81858
Chaves da introdução:
mulher que sofre de abusos sexuais e agressões físicas de um homem
confinada a um quarto com o seu filho
impossibilitada de pedir ajuda
o filme é um reflexo da persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
Por causa de:
1-falta de execução das leis governamentais
2- cultura patriarcal estruturada no âmbito social brasileiro

Desenvolvimento 1: certo.
Desenvolvimento 2:

Ademais, a cultura patriarcal da sociedade corrobora para a continuação dessa violência, pois enxerga a mulher como sendo inferior ao homem.
Essa ideologia vem desde a Idade Antiga, quando em Atenas, por exemplo, um requisito para participar da política era que a pessoa fosse do gênero masculino.
Esse ideal de superioridade de gênero foi mantido e enraizado socialmente até os dias atuais, persistindo os abusos psicológicos, sexuais e físicos contra a mulher.
(Ok, como você pode afirmar que isso pendura até hoje,mesmo depois de dois mil anos ?)(Além do mais, empregou o termo "persistindo os abusos, sexuais e físicos", já que tu citou no desenvolvimento do parágrafo somente "quem participava de política era somente homem", sendo assim, é possível apontar somente neste ponto,ja que tu nao apresentou que sofriam abusos. Desse modo, argumentou mal.)


Conclusão:
[1-falta de execução das leis governamentais
2- cultura patriarcal estruturada no âmbito social brasileiro.]

Urge que, o Governo Federal e suas instituições por meio da verba governamental, melhore a fiscalização das leis protecionistas às mulheres, criar campanhas de conscientização nas mídias sociais em nenhum momento me apresentou que a população não é conscientizada,afinal ela é estruturada no habito! Ela é concientizada que o errado é o correto como tu mesmo me deu no desenvolvimento 2. (1)(2), utilizando celebridades e jornalistas, apresentando o respectivo problema enfrentado e citando dados estatísticos para conscientizar a população brasileira. Somente assim, será possível com que os problemas retratados no "O quarto de Jack" não ultrapasse o meio cinematográfico.

(1)- corrija-me caso eu cometi um erro de leitura pq ta corrido aq
(2)- olhe bem, tu me apresentou q a população sabe q ta fazendo merda, é normal tipo os escravos no século XVI, onde andavam com correntes, era o normal da sociedade, se fossemos para ela veriamos como brutalidade,mas no contexto antigo aquilo era normal. Tipo ficarmos dentro de casa por 20 horas por dia, é normal, depois não será. Assim, apenas o trecho "e citando dados estatísticos para conscientizar a população brasileira." Condiz com a proposta, ja que dados estatísticos podem ser morte de mulheres, cárcere privado,tortura e por aí vai.

Assim, a conclusão está um pouco falha por causa do teu posicionamento fraco no desenvolvimento 2, que é inconsistente trazendo pouco rendimento à conclusão, ocasionando perca na competência 2,3 e 5. Posso subtrair de nota uns 120 a 180 pontos nessa brincadeira simples, fora uns 60 pontos nos erros bobos de grafia.
Melhore no apresentado e boa sorte.
0
Avatar do usuário
Por gabrielgd33
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#81859
@XxDamastco, muito bem! :D
Entendo perfeitamente seu ponto de vista, mas acredito que o repertório e alusões são suficientes. Não é possível, na minha opinião, aludir tanto na redação de 30 linhas. Nesse sentido, sob meu olhar, os apontamentos dela são de conhecimento comum e popular e plausíveis de serem inseridos.
0
Avatar do usuário
Por zachress
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#81861
XxDamastco escreveu: a referência a idade antiga foi pra falar sobre a cultura patriarcal que coloca a mulher como inferior ao homem. Gerando como consequência a "desvalorização" do gênero feminino e por conseguinte, agressões morais e físicas. Realmente eu poderia conectar melhor a cultura patriarcal à violência contra a mulher. Conscientizar a população foi pra dar a ideia de desfazer um pouco essa cultura de superioridade masculina que acaba sendo um fator para as agressões.
Obg pela correção!
0
Por XxDamastco
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#81865
gabrielgd33 escreveu:@XxDamastco, muito bem! :D
Entendo perfeitamente seu ponto de vista, mas acredito que o repertório e alusões são suficientes. Não é possível, na minha opinião, aludir tanto na redação de 30 linhas. Nesse sentido, sob meu olhar, os apontamentos dela são de conhecimento comum e popular e plausíveis de serem inseridos.
Meu ponto de vista é provar que o desenvolvimento 2 está falho,nada além.
Meu ponto de vista:
A cultura de Atenas há dois mil anos era mulher fora da política e que Ele não apresentou que havia agressões EM atenas,invalidando o finalzinho do desenvolvimento 2:

Ademais, a CULTURA patriarcal da sociedade corrobora para a CONTINUAÇÃO DESSA VIOLÊNCIA, pois enxerga a mulher como sendo inferior ao homem. Essa ideologia vem desde a Idade Antiga, quando em Atenas, por exemplo, um requisito para participar da POLÍTICA era que a pessoa fosse do gênero masculino. Esse ideal de superioridade de gênero foi mantido e ENRAIZADO socialmente até os dias atuais, PERSISTINDO os abusos psicológicos, sexuais e físicos contra a mulher.

Onde está a confirmação que atenas tinha abusos psicológicos, sexuais e fisicos contra a mulher ? Nenhum lugar. Falou que a mulher APENAS não participava da política. Até marquei em capslook para melhor visualização.

O resto não é necessário abordar duas vezes. Este é o meu posicionamento final com relação à argumentação. Desculpe pelo tom, não quero parecer ríspido,mas isto é argumentar.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
60 Exibições
por bokeagth
0 Respostas 
60 Exibições
por JocaLins
0 Respostas 
98 Exibições
por shhampoo
1 Respostas 
94 Exibições
por larysf
0 Respostas 
59 Exibições
por Mateus443321
1 Respostas 
89 Exibições
por baja
1 Respostas 
94 Exibições
por baja
1 Respostas 
106 Exibições
por Miks19
0 Respostas 
60 Exibições
por PereiraZn
0 Respostas 
50 Exibições
por Nicacior4f

No que concerne, a persistência da viol&ecir[…]

No ano de 2022, o Conselho Nacional de Trâns[…]

Merenda escolar

A alimentação é essencial em[…]

Merenda escolar

Alimentação é essencial em um[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM