Em uma primeira análise ,deve se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater os desafios de implantar a educação financeira no brasil. Nesse sentido, observa-se que a educação e o fator principal para o desenvolvimento de um país. Atualmente, ocupando a 19ª posição na economia mundial ,seria racional acreditar que o brasil possui um sistema público eficiente. Contudo, a realidade e justamente o posto e o resultado desse contraste e claramente refletido na falta de conhecimento financeiro que a população se encontra. Já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem desse direito indispensáveis, como a educação, o que e infelizmente evidente no país.
Ademais ,é fundamental apontar que os desafios que cerca a implementação da educação financeira no cenário brasileiro. Por consequência, isso ocorre pela falta de comprometimento do governo em vista dos problemas que tal assunto causa como impulsionador do problema. Segundo a constituição federal "a educação, direito de todos e dever do estado, diante de tal exposto a negligência governamental faz com que a falha na educação venha a atingir a população como um todo, logo , é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade se combater esses obstáculos. Para isso e imprescíndivel que o "mec", por intermédio de palestras e conscientização, venha mostrar e implementar de forma progressiva e contínua a educação financeira como disciplina na vida acadêmica do aluno a fim de preparar o cidadão brasileiro a lidar com as finanças e o mercado de trabalho. Assim se consolida uma sociedade mais capacitada, onde o estado desempenha corretamente seu "dever", tal como diz na constituição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.