Nessa perspectiva, as leis criadas com a finalidade de frear o desmatamento ilegal são insuficientes e fracas, visto que a cada dia a Amazônia perde vários hectares de floresta e, apenas em alguns casos, os criminosos são punidos. Com a alta taxa de desmatamento, maior é o período de seca e o risco de queimadas. Um exemplo disso, foram as queimadas que ocorreram em 2019 e causaram poluição do ar local e morte de inúmeros animais, afetando a vida das pessoas que moram nos arredores e acabando com o habitat dos animais sobreviventes.
Ademais, descartar os resíduos sólidos de forma adequada é, ainda, um desafio para o Brasil. Um alto percentual dos lixos produzidos vão parar em lixões e não em aterros sanitários. Além do mais, boa parte dos lixos descartados são recicláveis e podem adquirir outra utilidade. Aos poucos, as cidades brasileira têm revolucionado a forma de descarte e incentivado as pessoas a reciclarem e separarem os lixos recicláveis, porém, os números ainda são abaixo de países que produzem o mesmo número de resíduos.
Portanto, conclui-se que para reverter o caso, o Governo Federal deve implementar leis mais rigorosas e punir os infratores, além de apoiar e incentivar a reciclagem, a fim de preservar a sua fauna e flora e garantir melhor qualidade de vida à todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.