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Por Lyah
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O cerne da violência contra a mulher está diretamente ligada às relações de poder criadas a partir das diferenças entre os gêneros. A história e a sociologia já registram como tais diferenças justificaram, e justificam até hoje, as desigualdades entre homens e mulheres, que resultam em mortes diárias. Atualmente, há leis brasileiras voltadas ao combate destas transgressões.
Na década de 1980, uma mulher chamada Maria da penha protagonizou uma cena de violência que se tornou um divisor de águas no debate da violência contra a mulher. Quase foi morta pelo companheiro. A Lei Maria da Penha, a qual impõe sansões civis e criminais aos homens violentadores de mulheres, tornou-se um marco brasileiro de combate a estes tipos de crimes.
Posteriormente, foi instituíta a Lei contra o Feminicídio, a qual tipifica penalmente este crime. Com esta lei, as sansões penais passaram a ser mais severas. No entanto, ainda assim, os noticiários brasileiros informam que a violência contra a mulher ainda permanece e é crescente.
É necessário perceber que o debate não deve se restringir à punição. Tem que passar pela educação em seu sentido mais amplo. Isto requer a compreensão das diferentes maneiras que as relações de poder entre os gêneros se manifestam para, de fato, haver intervenções conjuntas, possíveis e verdadeiramente efetivas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por Lyah
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#81816
Obrigada! :)
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