Desse modo, em primeira análise, é indispensável ressaltar que a concepção deturpada humana delimita os animais como "seres moventes", o que corrobora para o agravamento da questão, e essa mentalidade deve ser suprimida. Nesse contexto, a percepção objetificada que recai sobre essas espécies domesticadas se dá pela idealização do termo "bicho de estimação", onde estes são postos com o propósito de entretenimento pessoal, e quando não atendem às expectativas de seus donos, caem em situação de descaso. sobre essa perspectiva, entende-se que o tratamento de animais como objetos compreende também o desleixo ao qual são acometidos, contribuindo para o índice de abandono. Assim, urge reverter este ideal para se criar maior empatia sobre o problema.
Ademais, a negligência constante de autoridades responsáveis é uma barreira no que tange a prática de inspeções do executamento das leis nesta área. Sobre isso, o autor Gilberto Dimenstein em Sua obra "O Cidadão de Papel" aborda a questão da existência de leis e direitos que "ficam no papel" e não são usufruídos. Por conseguinte, observa-se que apesar de termos uma legislação ativa que sempre está se renovando, ainda não há existência de métodos e atitudes eficazes para com essa enfermidade social. Sobre essa conjuntura, afirma-se que é necessário que estes decretos possam "sair do papel" e ser exercidos.
Portanto, o Poder Público deve criar projetos voltados para a erradicação do abandono de animais, com o objetivo de gerar reflexão sobre as responsabilidades estruturas econômicas necessárias para adoção ou compra destes, por meio de palestras públicas e divulgações através de redes midiáticas, a fim de garantir diversos públicos alvos e, assim, concientizar. Somado a isso, também pode-se fazer com que a pena para o crime de maus-tratos seja inafiançável, a fim de cessar a banalização de tal delito. Dessa forma, o retrato de abandono animal será fictício.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.