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Por Marcozim
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Conforme a organização mundial de saúde (OMS), no Brasil, a obesidade infantil aumentou muito nas últimas três décadas. Trata-se de uma condição complexa que é influenciada por uma ampla gama de fatores genéticos e não genéticos. Desse modo, podemos analisar as rotinas de muito uso da tecnologia e pouca atividade física.
De fato, o fator genético é quando uma criança tem uma mutação genética, os genes mais comuns são os genes SIM1 e MC4R,que dão sensação de saciedade e fome. Esses genes com a cultura da família ou pode ser a questão financeira, ajudam a consumir muitos alimentos ultra processados porque esses alimentos são mais baratos e da sensação de saciedade mais rápidos do que os naturais. Esses alimentos consumidos em muita quantidade podem consequentemente causar muitas doenças crônicas e físicas como: intolerância a glicose, aumento do colesterol, diabetes, dores na articulação, etc., ...
A tecnologia está muito presente na nova geração, as crianças são um dos principais consumidores e acabam ficando muito tempo na frente de computadores, tabletes, celulares, etc., ... Assim acabam esquecendo que tem uma vida social. De acordo com a Cintia Cercato, que esteve no Papo de mãe, falou que a obesidade infantil aumentou durante a pandemia e este fato se deve muito pelo excesso de telas que são usadas para entreter as crianças que acabam ficando por horas na frente dessas telas, assim não fazendo atividade física que é um dos principais auxiliares para o combate da obesidade. A tecnologia está afetando o crescimento e desenvolvimento das crianças já que consequentemente pelas altas horas de uso as crianças acabam não praticando quase nenhuma atividade física.
Portando o governo federal deve fazer leis para as escolas influenciarem as comunidades através de palestras explicativas sobre as consequências da obesidade infantil e como prevenir, para que diminua o número de obesos e conscientizem desde cedo o mau que isso pode fazer na vida adulta deles.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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