Avatar do usuário
Por LuiJose
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#81700
TÍTULO: O enfraquecimento educacional como gerador de problemas socioeconômicos.

Atualmente, é público e notório o caos perpetrado em função da pandemia da Covid-19, que atacou fatalmente o sistema de saúde mundial e resultando grosseiramente em uma grande recessão econômica. Todavia, os problemas aqui no município de Feijó também são de crises, mas educacional e, consequentemente, socioeconômica. Com isso, já demonstradas às fragilidades, é que acarreta inúmeros fatos negativamente sociais, como o índice elevado de desemprego principalmente entre jovens e altas taxas de criminalidade.
Em primeira análise, é importante ressaltar que os altos índices de desemprego e criminalidade não são fatos vindos do acaso. Isso porque, trata de forte e latente negligência do Poder Público. De acordo com o Censo realizado em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o município de Feijó, no Acre, ocupa a 19ª posição no ranking educacional do estado, mas quando alargamos esse panorama – não surpreendentemente – o município ocupa a 5339ª posição nos índices educacionais do país. Salientando que se trata de realidade anterior à pandemia – na qual evidenciou a fraqueza estatal em vários segmentos.
Ademais, é imperioso ressaltar que a malha do nosso tecido constitucional fora elaborada na intenção a prestar robustez ao sistema educacional do país. Ainda, o recente fato e de muita importância, é a transformação da provisoriedade do Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) à parte componente do nosso Ordenamento Pátrio. Isto implica dizer que os financiamentos educacionais estarão dotados de permanência almejando o aperfeiçoamento do sistema educacional, em tese.
Em suma, é necessário o fortalecimento da educação através da ação conjunta do Poder Estatal com segmentos da Sociedade Civil e entidades/ativistas da educação – a família e a escola possuem papel primário nessa condição. Neste passo, a atuação pautada na reforma do arcaico sistema estudantil seria passo fundamental para a mitigação dos índices de evasão escolar, que resultaria na menor taxa de desocupação e devolveria jovens à escola de maneira mais confortável. Sendo assim, a ideia do “jovem criminoso” seria apenas um retrato antiquado e esquecido da nossa Nação, pois as ações impactariam os problemas, de modo a deixá-los frágeis.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
107 Exibições
por cylada
0 Respostas 
69 Exibições
por lHudsonl
1 Respostas 
100 Exibições
por elvesxz
0 Respostas 
56 Exibições
por Marjorie2020
0 Respostas 
51 Exibições
por Naoseiiii123
0 Respostas 
184 Exibições
por AmandaLm
4 Respostas 
184 Exibições
por Nayanne
14 Respostas 
448 Exibições
por Boreal7867
Violência contra a mulher

No Brasil, a violência contra a mulher &eacu[…]

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Na série televisiva nacional "Segu[…]

A série brasileira "bom dia,Ver&oc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM