Em primeira análise, destaca-se a deficiência educacional como um agravador para o problema. Isso ocorre, devido à falta de atenção dada à implementação da educação financeira como uma matéria obrigatória no currículo escolar dos estudantes, visto o quão necessários são os princípios financeiros na atualidade, tendo em vista o conhecimento quanto às decisões que envolvam dinheiro e os cuidados contra o consumismo desenfreado, fatos recorrentes no dia a dia do cidadão. Sob essa perspectiva, a fala do filósofo Immanuel Kant, " O ser humano é fruto da educação", corrobora a necessidade dos indivíduos da educação para possuírem atitudes financeiramente corretas.
Ademais, a má interferência da mídia acentua o contratempo. Isto é, com a pressão da imprensa para a adoção ao estilo de vida consumista, a sociedade se torna refém de atitudes, como compras exacerbadas de produtos supérfluos e o não gerenciamento consciente de bens. Consequentemente, o trabalhador brasileiro é manipulado e o problema do escasso ensino financeiro permanece. Dessa maneira, no famoso verso do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, "No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho", a pedra pode ser vista como a mídia, no que diz respeito à sua interferência no alto consumismo do trabalhador.
Por fim, medidas devem ser tomadas para a resolução do impasse. Para que a educação financeira obtenha valorização no Brasil, urge que, o Ministério da Educação, proponha o ensino financeiro como matéria obrigatória no currículo estudantil, durante os ensinos fundamental e médio. Tal medida será feita por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados e o projeto se chamará "Educação Financeira desde a infância", conscientizando os cidadãos desde os primórdios sobre o campo econômico. Dessa forma, o país terá um problema a menos, cobiçando estar ausente de todos os outros, como consta em "Utopia".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.