Convém ressaltar, a princípio, a cultura capitalista como um perpetuador desse impasse. Nesse sentido, compreende-se como obsolescência programada, conceito desenvolvido por Alfred Sloan, empresário estadunidense, uma estratégia que tem como objetivo provocar, de forma intencional, uma demanda descontrolada no indivíduo, visto que os produtos transmitem a sensação de desatualizados ou defeituosos. Nesse contexto, é evidente a ligação desse conceito com o viés, uma vez que a quantidade de desejos eletrônicos, impulsionado pelo consumo excessivo, gera cada vez mais descartes, os quais direcionados para lixões ou aterros sanitários, o que pode provocar a contaminação do solo, além de prejudicar a saúde do cidadão devido à liberação de componentes tóxicos. Dessa forma, enquanto o pensamento do consumo for colocado em primeiro plano, o entrave não será mitigado.
Ademais, é importante analisar que a negligência governamental representa um forte impulsionador desse obstáculo. Nessa perspectiva, segundo o pensador Thomas Hobbes, é de responsabilidade do governo garantir o pleno bem-estar da coletividade. No entanto, a teoria apresentada não é aplicada na prática, haja vista a falta de políticas públicas que objetivem interromper o avanço do lixo eletrônico, o que diverge da função do Estado de garantir o cumprimento dos direitos da coletividade. Desse modo, é fundamental a participação da máquina pública na resolução dessa adversidade.
Evidencia-se, portanto, a necessidade de uma intervenção de modo a sanar a questão do lixo eletrônico no Brasil. Logo, cabe ao Ministério do Meio Ambiente - órgão responsável pelo cuidado com o meio ambiente e biodiversidade brasileira -, promover a inserção da lei de logística reversa nas principais empresas geradoras de dejetos elétricos, por meio de fiscalizações empresariais periódicas. Essa ação tem como objetivo garantir que as grandes corporações descartem o lixo de forma correta, e assim interromper o avanço desse problema. Assim, conjunturas semelhantes ao filme Wall-e se restrigirão somente à ficção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.