Primeiramente, é de suma importância pontar que a falha na estrutura educacional é um tópico que impede a educação financeira no Brasil. Por certo, essa situação surge pela falta de investimentos em materiais que proporcionam o aprendizado sobre o meio financeiro, o que acaba por reduzir a formação educacional de um sujeito, desse modo privando-o de desenvolver interesse pelo assunto em questão. Segundo o sistema de produção Fordista, que tem como característica a produção em massa e menor custo, o qual acaba por privilegia o capitalismo, isso ocorre, pela influência que o produto causa em seu comprador, mostrando assim que a falta de conhecimento sobre o meio financeiro gera uma má gestão no dinheiro, o que acarreta uma série de endividamentos e a busca excessiva pelas compras visando o status.
Eventualmente, é notório como a indiligência do governo concretiza os desafios que cercar a implementação da educação financeira no cenário brasileiro. Por consequência, isso ocorre pela falta de esforço e comprometimento do governo em vista dos problemas que tal assunto causa. De acordo com o filósofo estadunidense, John Rawls, em sua obra “Uma Teoria da Justiça”, um governo ético é aquele que disponibiliza recursos financeiros a toda classe, promovendo deste modo igualdade. Logo, em resumo é perceptível como o não comprometimento governamental, acaba por prejudicar o cenário educacional brasileiro.
Portanto, é visível que medidas sejam tomadas para amenizar o quadro atual. Assim para que haja uma mudança nos desafios que envolvem a educação financeira no cenário brasileiro, urge ao Ministério da Educação (MEC), atuar por meio de verbas gornamentais, das quais serão direcionadas a instituições escolares, com a finalidade de estabelecer nas grades curriculares de ensino, matérias que visem a introdução ao mundo financeiro, além de disponibilizar livros dos quais abordem o assunto de maneira clara e objetiva. Ademais, ainda dentro do mesmo panorama, o Ministério da Economia (ME), deve propor meios que visem a quitação de dívidas pendentes por parte da população, além de oferecer cursos gratuitos tendo o assunto em questão como ensino. Dessarte, fica claro o quão imprescindível é ter conhecimento sobre educação financeira e quais são seus benefícios.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.