Segundo a pesquisa da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), 12,5% dos professores brasileiros afirmaram ter sofrido agressões verbais uma vez por semana.
Dentre os inúmeros motivos que levaram à essas agressões, pode-se citar os alunos que agridem os professores devido às notas baixas, uma chamada de atenção, o jeito que esse profissional dar aula, ou por simplesmente não gostarem desse professor.
Outros fatores que tentam justificar esse comportamento arredio dos alunos que cometem tais ações, são os históricos de violência familiar que os mesmo presenciam em casa, levando esses alunos à descontarem seus problemas pessoais nos professores, agredindo-os verbalmente ou até mesmo fisicamente.
Afim de sanar esse problema, cabe ao Ministério da Educação em parceria com o Poder Público proporcionar palestras abertas aos pais, alunos e profissionais da educação, com o intuito de conscientizar sobre o quão prejudicial é a violência contra os professores, tanto para a vítima, quanto para o agressor, desenvolver projetos voltados à cultura de paz nas escolas e dar apoio emocional para os professores.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada