Em primeiro lugar, a alienação social é um entrave no que tange o problema. Segundo a instituição Ipsos Mori, o Brasil já foi considerado o país mais alienado do mundo. Nesse sentido, a falta de informações que as pessoas têm sobre os desafios enfrentados pelos catadores de materiais recicláveis aumenta a cada instante. Logo, é inadmissível que esse cenário continue.
Ademais, é notável que uma mentalidade individualista está presente no problema. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman a sociedade moderna está cada vez mais egoísta. Nesse sentido, a sociedade brasileira ignora os obstáculos que os catadores de materiais recicláveis vivenciam. Assim, é indispensável a mudança de mentalidade da população.
Portanto, urge que medidas sejam tomadas para solucionar o problema discorrido. Para isso, os jornais devem divulgar a dificuldade desses trabalhadores, por meio da televisão, buscando diminuir os desafios dos catadores de materiais recicláveis no Brasil.
@eurodrigo @EmillyySilva @Isabelle10ra @thayolivb @larissa0205 @Jotaveh Podem corrigir por favor?
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.