Dessa forma, em primeira análise, a carência de debates é um desafio presente nesse imbróglio. Consoante Chimamanda Adichie explica que é preciso tirar uma situação de invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Entretanto, há um silenciamento instaurado na questão do ensino financeiro, uma vez que essa temática é pouco discutida, como por exemplo: Nas escolas, no qual há um déficit na formação de professores - ao ministrar oficinas relacionadas à didática financeira aos alunos. Assim, urge tirar essa situação de invisibilidade para atuar sobre ela.
Em paralelo, a falta de base financeira é um entrave no que tange a esse dilema. Segundo o filósofo Shopenhauer defende que o campo de visão de uma pessoa determina o seu entendimento a respeito do mundo. Sob essa ótica, os indivíduos são destituídos do acesso seguro a educação financeira, suscitando em condutas de vidas insustentáveis bem como uma hiperinflação que prejudica tanto os cidadãos quanto a economia do país. Logo, é urgente que aja uma superação do campo de visão do corpo social.
Portanto, é indispensável intervir sobre essa situação. Para isso, o MEC deve promover espaços de conversas sobre a educação financeira, por meio de oficinas nas instituições escolares no período extraclasse com professores e especialistas, a fim de retroceder a deficiência de discussões. Tal ação pode, ainda, contar com a criação de curtas-metragens divulgadas nas redes sociais, com o intuito de que mais pessoas possam ser informadas. Paralelamente é preciso interferir sobre a falta de informação. Desse modo, espera-se superar esse quadro de invisibilidade como defendeu Chimamanda .
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.