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Por Thamyres123
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A novela da TV Globo, “Salve Jorge” retrata a questão do tráfico de pessoas no Brasil, quando Morena é enganada com a promessa de uma melhor condição de vida em outro país. De maneira análoga, a ficção se encaixa na realidade, visto que a trama é baseada em fatos reais e a maioria desses golpes ocorrem por questões financeiras. Desse modo, a ausência de informação midiática e a negligência governamental dificultam o combate da problemática em questão.
Em primeira análise, a escassez informacional sobre indivíduos traficados aumentam as chances de pessoas serem enganadas. Por exemplo, pesquisas realizadas pelo site “Datafolha”, revelam que 87% dos brasileiros sentem falta de informações sobre o tema. Inegavelmente, esses dados confirmam o quanto a população está escassa de anúncios que promovam esse conhecimento. Em consequência dessa ausência, eles acabam sendo expostos cada vez mais a propostas enganosas, o que compromete a segurança da população.
Ademais, a negligência governamental soma a esse não combate, quando deixa de cumprir com o que diz a constituição Federal. Isto é, o artigo 6 da carta magna assegura a todos os indivíduos, sem distinção, direitos como: trabalho, moradia e segurança. Esse fato é deturpado na prática, visto que as pessoas acreditam em tais golpes por não acharem no Brasil as oportunidades que lhes são oferecidas fora do país. Ou seja, a falta de emprego bem como a alta inflação associados à ausência de uma fiscalização, são decorrentes desse descaso.
Portanto, é de extrema importância que os Ministérios da Educação e Segurança promovam políticas públicas que visem informar, educar e assegurar a sociedade. Tais medidas podem ocorrer por meio da admissão de uma nova disciplina nas escolas, de segurança e informação. Tendo por finalidade ensinar os cidadãos a se protegerem de propostas ilegais. Essa nova matéria deve ser divulgada nas redes sociais e veículos da mídia para alcançar um número maior de pessoas, sendo ofertadas aulas tanto para jovens quanto adultos, expondo as abordagens e as formas de negar ofertas duvidosas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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