Isso porque há décadas o número de pessoas desempregadas no Brasil é alarmante. Nesse norte, cabe destacar que tal indicador atingiu um novo recorde, chegando a 14,8, milhões de pessoas no 1º trimestre de 2021, em meio aos desafios impostos pela piora da pandemia no país e pelas medidas de contenção, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Infelizmente, tal situação vem causando efeitos em cadeia por toda a economia brasileira, colocando em risco as famílias de baixa renda e obrigando as crianças e adolescentes a trabalharem para garantir a subsistência de suas famílias, inclusive, em turno integral, o que só piora a situação, visto que isso os impossibilitam de estudar. Tanto que o número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil chegou a 160 milhões em todo o mundo em 2020, de acordo com um novo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Destarte, é fundamental que todos façam a sua parte no combate ao trabalho infantil: o Estado, por um lado, deve atuar na conscientização da população, no aumento da fiscalização e no desenvolvimento de políticas de assistência social, até mesmo, investindo nas instituições educacionais para que elas possam prestar um apoio pedagógica de qualidade aos seus discentes e conceder bolsas de auxílio estudantil àqueles de família com renda insuficiente para a sua subsistência; e a sociedade, por outro, deve ficar atenta e denunciar à autoridade competente sempre que tomar conhecimento sobre casos de trabalho infantil. Afinal, conforme prever a Lei 8.069 de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), em seu art. 4°, assegurar prioritariamente às crianças e aos adolescentes a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, à cultura, ao lazer, à dignidade, entre muitos outros é dever da sociedade em geral e do poder público
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada