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Por Roberta2506
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#81382
A Constituição Federal, promulgada em 1988, assegura que todos os cidadãos possuem os mesmo deveres. No entanto, diante a questão dos direitos dos compradores, tal lei não é devidamente aplicada, ocasionando diversos problemas. É notório o silenciamento e a priorização dos interesses mercadológicos como principais causas da situação.
Primeiramente, a falta de debate é uma tangente ao tema. Djamila Ribeiro afirma que, para haver soluções, é necessário, em primeiro lugar, tirar o problema da invisibilidade. Analogamente, não havendo divulgação das leis próprias do cliente, em mídias de massa, por exemplo, a situação será ocultada, gerando a desinformação. Assim, ele nunca saberá como solucionar a questão de uma mercadoria que está em um estado indevido, pois não possui o conhecimento de seus direitos. Logo, urge a necessidade de tirar a questão da invisibilidade para que seja devidamente resolvido.
Além disso, a lógica capitalista faz-se uma constante. Segundo Bauman, os valores humanos estão sendo invertidos pelos interesses financeiros. Desse modo, o proprietário, ao considerar mais sua venda do que as necessidades do consumidor, automaticamente , o estará desvalorizando, pois impôs o lucro a cima de tudo. É necessário,então, inverter a tese de Bauman, para que os valores humanos passem a ser priorizados.
Portanto, é necessário intervir sobre o tema. Para isso, o Governo Federal deve, por meio de verbas, criar campanhas nos meios tecnológicos, a exemplo da Internet e televisão, visto seu grande número de espectadores, a fim de reverter a questão do silenciamento. Paralelamente, é necessário intervir sobre a questão da desvalorização humana.Dessa maneira, a lei da Constituição deverá ser aplicada corretamente, havendo uma maior combate aos desafios, promovendo um maior avanço aos direitos do consumidor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por celosilva
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#84665
Boa contextualização do tema.
Boa problematização.
Boa tese.
Boa argumentação no 2º parág
Boa argumentação no 3º parág. Boa retomada da citação do Bauman no mesmo parág
Bons repertórios (legitimados, pertinentes, produtivos)
Intervenção 1 bem completa e articulada à primeira problemática levantada. Mas e a 2º? Vc precisava ter colocado uma ação concreta
Bom projeto de texto, mas deixou uma falha ao não “fechar” a 2º problemática. Ficou parecendo que vc tentou fechar a 2º com uma frase pouco precisa. Sugestão: uma intervenção completa como vc fez e outra simples com agente interventor e a ação.
Boa frase de fechamento.

Inadequações
“É notório o silenciamento...” por que seria ‘notório’. Essa expressão, pra um começo de texto, não ‘legal’, uma vez que vc não teve oportunidade de desenvolver – pelo menos, não no 1º parag. A sugestão seria: “é lícito, é válido, vale pontuar”. Fica parecendo que vc está ‘forçando’ um consenso.
“nunca saberá...” cuidado com os ‘extremos’. Dizer que nunca seria uma generalização. Poderia ser: ele tem menos chances de saber...
C1: 200
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 200
Nota: 960
Faixa: no mínimo, 900+
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