A princípio, é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializa o difícilacesso à justiça no Brasil. Esse contexto de inoperáncia das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficácia. Sob essa ótica, devido à baixa atuação das autoridades, as instituiçõesjudiciárias carecem de infraestruturae não conseguem atender a alta demanda de processos. Nessa perspectiva, para a completa refutação da teoria do estudioso polonês e mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.
Outrossim, é igualmente preciso apontar a falta de pessoas formadas para ocuparem cargos no meio judiciário como outro fator que contribui para a manutenção do baixo acesso à justiça. Posto isso, de acordo com os dados divulgados pelo "Datafolha", a procura de cursosrelacionadosao meio judicial caiu cerca de 23% nos últimos 5 anos.. Diante de tal exposto, há uma carência de pessoas capacitadas para trabalharem no meio judicial, isso acaba gerado uma lentidão altíssima no gerenciamento dos processos judiciais. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar os problemas discutidos. Dessarte, a fim de democratizar o acesso a justiça, é preciso que o Ministério de Infraestrutura - por intermédio de verbas federais - amplie a rede de tribunais e efetivem projetos para a manutenção das existentes. Essa ampliação, deve ser feita de maneira diretamente proporcional ao aumento do índicede criminalidade no país, assim o sistema judiciário conseguirá atender a demanda de processos. Paralelamente, é imperativo que o Ministério da Educação - por meio de sua influência - incentive novas pessoas a seguir a carreira jurídica, explicando a elas os benefícios dessa área - tendo como finalidade acabar com a escassez de funcionários no meio judicial. Espera-se, assim, que os sofrimentos emocionais retratados por Munch delimitem-se apenas ao plano artístico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada