Diante desse panorama, a falta de atividade física entre os mais novos é fruto da inércia do governo com esse tema, afinal essa pauta não é priorizada por ele - faltam, por exemplo, quadras e clubes públicos que estimulem os adolescentes de saírem de suas casas e realidades virtuais e pratiquem exercícios de saúde. À luz disso, no documentário “Muito mais que além do peso”, é mostrada a realidade de crianças obesas que moram no norte do país - a mãe de uma delas disse que o filho tinha problemas de saúde pois não praticava esportes, já que ela não tinha dinheiro para clubes particulares e não existiam públicos. Desse modo, o entrave é que o descaso dos que administram a nação resulta no sedentarismo entre os jovens.
Ademais, os institutos escolares também colaboram para o sedentarismo das crianças, uma vez que nem sempre aulas de movimentação, como as de educação física, acontecem nesses ambientes, muitas vezes pela falta de infraestrutura, como piscinas e bolas. Nesse contexto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento da federação que regula os conteúdos obrigatórios do país, é desrespeitada, porque ela impõe a necessidade da atividade física no ambiente escolar. Sendo assim, a quebra dessa norma resulta no pouco estímulo dos mais novos para se exercitar, afinal, para muitos, nem sempre é possível fazer isso em suas residências.
Portanto, é necessário que o Governo Federal, em parceria com as secretarias do esporte, invistam na construção de ambientes de exercício físico para os mais jovens, com locais personalizados para eles, a fim de que se tornem mais atrativos - o que deve acontecer por intermédio do uso de impostos. Além disso, o Ministério da Educação precisa verificar se a BNCC está sendo cumprida nas escolas do país e, então, as escolas que não oferecerem a educação física, serão orientadas a mudar esse quadro e, caso contrário, serão multadas - isso será possível através da fiscalização de agentes pedagógicos desse Ministério. Por fim, com essas medidas, o sedentarismo infantil poderá ser reduzido nas terras brasileiras, em que casos, como o da “fadinha” do skate, sejam multiplicados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada