Por JNakamura
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Uma das cenas retratadas no livro Sol da Meia-Noite, escrito pela norte-americana Stephenie Meyer, é a situação em que, após sofrer um grave acidente, a protagonista Bella Swan passa a precisar de uma transfusão de sangue. Na obra ficcional, tudo se resolve em dois capítulos, porém, na realidade, nem todas as pessoas que precisam de doação de sangue alcançam o mesmo desfecho feliz que Bella Swan, já que, no Brasil, a quantidade de doações de sangue ainda não é suficiente para a grande demanda.
O sangue é um dos principais componentes do corpo humano e, portanto, vital para a sua sobrevivência. No entanto, por mais que saibam da importância desse líquido, muitas pessoas ainda não se consideram aptas a doá-lo, e um dos motivos disso é o receio que elas têm em relação aos mitos existentes sobre esse assunto. Há muitas dúvidas sobre quem pode doar sangue e quais são as consequências para esse doador. Grande parte da população não se sente totalmente esclarecida em relação ao tópico e isso faz com que elas desistam de ajudar os outros.
Outro obstáculo para o aumento de doações de sangue é a falta de incentivo dessa ação. É muito raro ver uma palestra sobre o assunto sendo feita em escolas e empresas, ou então presenciar a divulgação de uma grande campanha. E, caso essa ausência de incentivo continue, o número de doadores sofrerá um grande declínio com o passar dos anos.
Contudo, existem duas possíveis soluções para aumentar o número de doações de sangue feitas no Brasil. A primeira delas consiste em uma parceria entre o Ministério da Saúde e a mídia brasileira, de modo a esclarecer dúvidas sobre o assunto através de jornais, internet e outros meios de comunicação. Já a segunda opção seria comandada pelas prefeituras municipais, que passariam a oferecer "recompensas" (podendo ser desde quantias em dinheiro até descontos em impostos como IPTU e IPVA) em troca das doações. Coladas em prática, essas duas ações salvariam milhares de vidas e, consequentemente, fariam com que vários brasileiros tivessem um final feliz como o de Bella Swan.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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