Indubitavelmente, desde os primórdios um ser se sente superior ao outro, devido suas riquezas ou habilidades. Visto isso, na sociedade de hoje, a forma de se ter poder é pelo dinheiro ou no que se tem a oferecer, e, no mercado de trabalho aquele que dá oportunidade de trabalho, em sua visão, detêm o poder. Neste caso, o empregador se sente no direito de exigir o máximo do empregado não se importando com sua integridade mental ou física. Porém, esses tipo de atitude, como violência verbal, alta demanda de trabalho e ameaças, na verdade não são direito do empregador, mas crimes de abuso e assedio moral.
Ademais, durante seu governo em 1930, Getúlio Vargas, vendo muitas situações insalubres no mercado de trabalho criou o direto trabalhista, limitando suas horas de trabalho, aderindo as licenças medicas, a férias e salário mínimo aqueles que detém a carteira de trabalho assinada. Porém, só isso não foi o suficiente para melhorar o trabalho, por isso em 2020, criou-se a CGU, onde prioriza a integridade do trabalhador quanto ao assédio sofrido, dentre outras questões, afim de ter a ética e moralidade dos serviços públicos, podendo receber denuncias quaisquer empresas que desrespeite a integridade do trabalhador. Entretanto, ainda são poucos os que conhecem os seus direitos como trabalhador/empregado, pelo simples fato do brasileiro não ter a cultura em não ser ensinado sobre seus direitos.
Portanto, o assédio moral no trabalho detém de entraves como o poder do empregador e o não conhecimento sobre seus direitos como empregado. Com efeito, afim de atenuar o problema, cabe ao Ministério da Educação, realizar disciplinas em escolas, afim de ensinar as crianças e jovens, desde cedo, sobre seus direito no mercado de trabalho, assim sabem o que devem e não devem fazer e devem e não devem sofrer. Essas ação pode ser feita como matérias obrigatórias nas escolas. Também é dever de toda empresa e órgão de trabalho, relatar aos seus empregados seus direitos e deverem. Assim, poderá ter um melhor ambiente de trabalho, mais produtivos, e chegar mais perto de uma sociedade Utópica.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada