Em primeiro lugar, é necessário retratar que o nível de alfabetização é preocupante . Nesse sentido ,o geógrafo Milton Santos, em seu texto "Cidadanias Multiladas" explica que a democracias é efetiva, quando possui direitos universais e inclui todo o corpo social. De maneira análoga a realidade, isso não acontece boa parte dos brasileiros não possui diploma de nível superior , pelo fato de sua renda dificultar um plano somente educacional,levando ao cenário de diversas jovens, principal população afetada , trabalhar mais cedo por sobrevivência.Observa se com isso que a desigualdade é um dos impacto para esse aumento.
Além disso,outro fator é a falta de incentivo do governo como percussor desse contratempo. O sociólogo polônes ,Zygmunt Bauman ,desenvolveu um conceito chamado "Instituição Zumbi" onde instituições , dentre elas, o Estado ,mantém sua forma ,porém perderam sua função social.Sob essa óptica é necessário exaltar a dificuldade ao estímulo da leitura ,sem a ajuda implantada na teoria,como implementação de projetos sociais em foco na alfabetização, levando o cenário de várias pessoas com dificuldade em interpretação de texto.
Portanto ,é necessário mitigar o analfabetismo funcional no Brasil.Para tanto, urge que ,o Estado junto com o Ministério da Educação, com o intuito de ajudar parte da sociedade inclusa nesse processo, crie cursos complementares em diversos horários ,com foco principal em interpretação de texto, através de profissionais capacitados, gerando um desenvolvimento educacional no Brasil .
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada