Em primeiro lugar, é importante destacar que como uma consequência do novo vírus, uma parte dos brasileiros se depararam com a insegurança alimentar. De acordo com a Constituição de 1988, todo cidadão possui o direito à alimentação no Brasil, porém, isso não é aplicado na sociedade vigente, onde há a omissão por parte do Poder Público que não toma as devidas medidas para solucionar esse problema. Assim, é permeado as desigualdades sociais presentes no país, em que a maioria sofre com a falta de eficiência da minoria que exerce cargos políticos.
Além disso, mesmo em meio à tempos conflituosos, foi visto a solidariedade da população brasileira. Segundo Mahatma Gandhi: “temos de nos tornar a mudança que queremos ver “. Paralelamente, muitas organizações sem fins lucrativos ou instituições religiosas foram solidárias ao distribuir cestas básicas e mantimentos a pessoas que precisavam. Logo, é necessário políticas públicas para mudar a sociedade e seus respectivos desafios.
Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para a solidariedade contra a fome em tempo de pandemia do coronavírus, urge o Ministério da Cidadania, criar um projeto que vise saciar a fome da população brasileira, através de verbas governamentais. Tal programa chamado “Segurança alimentar” que ofereça oportunidades de emprego para os brasileiros, e, consequentemente, distribua uma quantidade financeira suficiente para as famílias mais pobres conseguirem comprar alimentos. Somente assim, será possível, em pleno século XXI, diminuir as desigualdades sociais e não ocorrer a ideia de” determinismo alimentar” como na realidade apresentada pelo escritor brasileiro Graciliano Ramos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.