Em primeiro plano, é necessário, mormente, salientar o descarte incorreto do lixo como um complexo elemento motivador do revés. Acerca disso, segundo a ABRELP, 60,5% dos municípios brasileiros estão acumulando seus resíduos de forma inadequada. Dessa forma, percebe-se que, apesar de sermos alertados sobre o descarte correto desses materiais, infelizmente muitas pessoas ainda despejam sues lixos em locais indevidos, o que traz prejuízos tanto para a saúde populacional quanto para o meio ambiente.
Ademais, é impreterível destacar a total participação da obsolescência planejada na questão. Sob essa ótica, de acordo com a professora de sociologia da faculdade de economia, administração e contabilidade, Valquíria Padilha, “Na sociedade da obsolescência induzida, tudo acaba em lixo. Esse modelo de sociedade baseada na estratégia da obsolescência planejada está sendo determinante no esgotamento dos recursos naturais (que ocorre na etapa da produção) e no excesso de resíduos (que ocorre na etapa do consumo e do descarte)”. Mostra- se assim, lamentavelmente, que a ganância do sistema capitalista esta acima das prioridades ambientais da nossa pátria.
Portanto, faz-se preciso que a mídia, no papel de influenciador, promova a conscientização sobre o descarte de despojos e reciclagem, por intermédio de campanhas sociais e matérias sobre o tema, a fim de levar informação para a população sobre o assunto. Paralelamente, cabe as grandes indústrias, como produtoras de matérias, adotar outra estratégia econômica mais sustentável, melhorando a qualidade de seus produtos, com o fato de diminuir o descarte e a produção de lixo. Espera-se com essas medidas que o problema deixe de ser uma realidade no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada