Em primeira análise, é importante destacar que a educação da empatia na infância é consequência da atuação familiar que ao ser bem trabalhada reduz a problemática. Visto que, de acordo com o filósofo Emile Durkheim, a família é a primeira instituição que o ser humano tem contato, portanto é a base de formação do ensino da convivência social do indíviduo desde o nascimento. Logo urge-se a conscientização imediata das entidades parentais para a redução do cenário atual.
Ademais, observe-se também que o descaso coletivo a cerca do outro tende como causa a invisibilidade social, uma vez que ao não reconhecer o problema do próximo e oferecer o apoio necessário -como apresentado em Naruto-, corrobora para o aumento de índices de doenças mentais. De forma análoga, mediante, psicanalista Jacques Lacan, quando o problema não afeta o indivíduo ele se torna invisível. De modo, torna-se mister a reformulação da postura social.
Em suma, faz-se necessárias medidas que atenuem a problemática da falta de empatia no Brasil. Dessa forma, o Governo Federal com apoio do Ministério da Cidadania- Orgão responsável por políticas de desenvolvimento social e inclusão-, deve por meio de campanhas nas mídias públicas, incentivar o reconhecimento da dificuldade vivída por um parte da população despertando o espírito de empatia na comunidade. Feito isso, a aquisição de conhecimento da população exercerá o papel familiar mencionado por Durkheim e abolirá a invisibilidade social de Lacan.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.