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Por Gabbie
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A constituição Federal de 1988 garante que todos os cidadãos brasileiros tenham direito a viver uma vida plena e digna. Contudo, o trabalho na construção da dignidade humana ainda é uma problemática, uma vez que, no âmbito brasileiro ainda exista — mesmo que ilegalmente — certas formas de trabalho escravo, prejudicando assim, o desenvolvimento do país e principalmente a vida.
Pode-se mencionar, a colonização portuguesa, tendo em vista que o trabalho escravo gerava lucros e desenvolvimento para alguns países europeus enquanto o Brasil ficava para trás. Nessa perspectiva, o trabalho escravista não traria benefício nenhum ao país, apenas aos senhores de engenhos disfarçados de empregadores.
Ainda convém lembrar que, não cumpre com as regras da CLT — sancionada pelo ex-presidente do Brasil, Getúlio Vargas — não é apenas um atentado contra as leis trabalhistas, mas também contra a vida humana. Pois, nota-se que, os cidadãos que não conseguem manter seus direitos de trabalho garantidos, vivem em situação de miséria e extrema pobreza.
Portanto, para que o trabalho esteja presente de forma positiva na construção da dignidade humana, medidas cabíveis devem ser tomadas pelo Ministério do Trabalho por meio das polícias civis e federais, reforçando as buscas por essas organizações criminosas, de modo que cada vez mais, diminua o número de pessoas em regime escravista, para que a constituição Federal seja obedecida e a escravidão fique apenas no passado do Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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