Em primeiro plano, é notório que o inchaço no sistema carcerário interfere negativamente na sociedade brasileira, uma vez que facilita a expansão da doença nas casas penais. Nesse contexto, a proliferação do vírus maligno ocorre de maneira ágil, principalmente por não se manterem os devidos cuidados cautelares de prevenção, tais como o de higiene e distanciamento social. Assim sendo, reflete um cenário lamentável, tanto para os cativos quanto para os servidores, pois agrava o número de mortes.
É válido salientar, ainda, que esses resultados negativos prejudicam o direito à vida, de cunho constitucional, já que essa realidade não tem sido combatida como deveria. Nesse viés, medidas devem ser tomadas, no intuito de mitigar essa triste realidade dentro do sistema penitenciário, tais como investimentos na melhoria física dos presídios e a diminuição da massa carcerária são boas saídas para o enfrentamento.
Em conformidade com esse contexto, urge que tais ações são imprescindíveis para combater o problema em questão. Assim, o Estado deve trabalhar nesse sentido, com o fito de conectar saúde de qualidade à segurança pública, voltadas às dependências das casas penais. Logo, agir no melhoramento das estruturas e diminuir a quantidade de presos, por meio da implantação de mais penas alternativas, como prisão domiciliar e monitoramento eletrônico desabarrota consideravelmente o empecilho. Destarte, essa mazela deixará de ser uma nefasta realidade nos presídios brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.